Filtrar


Questões por página:
Modelos e maquetes eletrônicas se referem a representação geométrica tridimensional e virtual de objetos, edificações e/ou espaços urbanos, sejam eles, projetados ou construídos. Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, as maquetes eletrônicas que dispõem de novas funcionalidades são nomeadas de modelos digitais, o termo é utilizado em diferentes normativas.
Observe o exemplo: O Decreto n° 10.306/2020, no Art.3°, inciso II, conceitua Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling - BIM) como “o conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, colaborativamente, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção”. O inciso V conceitua o modelo digital BIM como a “base de dados fundamentada em objetos virtuais, (...) que integram informações gráficas e não gráficas”. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. Os modelos e maquetes eletrônicas contêm informações geométricas tridimensionais com a finalidade exclusiva de gerar desenhos técnicos, tais como plantas, cortes e fachadas que orientam a fase de execução de um projeto.
II. O modelo digital BIM contém informação gráfica (geometria tridimensional) associada à informação alfanumérica (materialidade, propriedades compositivas, térmicas, de desempenho, custo, durabilidade entre outros), que é acrescida ou subtraída ao modelo a depender do seu objetivo.
III. Os modelos e maquetes digitais, especialmente, aqueles relacionados à metodologia BIM, resultam em um instrumento de concepção, simulação e documentação do projeto, seja arquitetônico ou urbano, podendo ser consultado e editado ao longo do ciclo de vida do elemento modelado.

Está correto o que se afirma em
“(...) considera-se BIM ou Modelagem da Informação da Construção o conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, colaborativamente, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção.” (Decreto nº 11.888/2024, Art 1º, parágrafo único)

“São objetivos da Estratégia BIM BR: (...) X - incentivar o uso de especificações técnicas abertas para a interoperabilidade em BIM com o propósito de: (...)” (Decreto nº 11.888/2024, Art 2º, inciso X)

A utilização de um formato aberto de intercâmbio de arquivos que permita a interoperabilidade em BIM é um dos fatores que possibilita que modelos da informação da construção sejam, de forma colaborativa, criados, utilizados, atualizados e compartilhados entre todos os participantes de um empreendimento.
O principal formato aberto e não proprietário de arquivos que possibilita a interoperabilidade supramencionada entre softwares BIM diferentes, permitindo a abertura de modelos da informação da construção, é:
Uma construtora adota a metodologia Building Information Modeling (BIM) para planejar e gerenciar um novo empreendimento residencial. Na fase de operação, pretende usar o BIM para manutenção preventiva, gestão de espaços e análise de eficiência energética. Sobre os objetivos e usos do BIM, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Conhecer os usos do BIM é essencial para definir o que será modelado e também para determinar quando e como as informações serão extraídas do modelo.
( ) Na fase de operação, o BIM pode ser usado para manutenção preventiva, gestão de espaços e planejamento de abandono do edifício.
( ) O principal benefício do uso do BIM está na qualidade da documentação gráfica, que traz vantagens para o contratante, enquanto a diminuição de erros e retrabalho diz respeito ao trabalho do projetista.
( ) A definição prévia dos usos BIM ao longo do ciclo de vida do empreendimento contribui para maior assertividade e integração entre as disciplinas.
( ) Modelagem de condições existentes, análise de implantação, análises energéticas e revisão crítica são exemplos de usos BIM na fase de projeto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Uma construtora adotou o BIM em um empreendimento residencial de alto padrão, mas enfrenta problemas com versões desatualizadas de modelos e conflitos entre projetos de arquitetura e instalações hidráulicas. A equipe busca um nível de maturidade que permita trabalho colaborativo em tempo real. Segundo o BIM Maturity Model, o nível que atende a essa necessidade de colaboração integrada e ao uso de nuvem de dados compartilhados é o
Determinado projetista quer criar um material no software Revit, da Autodesk, para ser visível no estilo visual “cores consistentes” com as seguintes características: um piso com textura, imitando mármore e medindo 1,20m x 1,20m, sendo o piso na cor cinza e com rejunte preto.

Para obter essa representação gráfica, na caixa de “Navegador de materiais - Aba gráficos”, conforme print do programa, apresentado na Figura a seguir, deverão ser realizadas configurações para Sombreamento (01) / Primeiro plano (02) / Plano de fundo (03).

Figura: print da caixa do “Navegador de materiais - Aba gráficos” a ser configurada.

Q16.png (609×470)

Portanto, as configurações realizadas para as opções definidas são, respectivamente: