Filtrar


Questões por página:
De acordo com Paes (2008), o método numérico dígito-terminal surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos os erros de arquivamento de grandes volumes de documentos, cujo elemento principal de identificação fosse o número. É indicado, portanto, para números muito grandes e difíceis de lidar, como no caso dos arquivos do INSS, hospitais e bancos. Com base no método de arquivamento numérico dígito-terminal, assinale a alternativa correta acerca do arquivamento, em termos de formatação e sequência, dos seguintes documentos, cujas numerações originais são: 156212; 186212 e 194111.
Em um arquivo intermediário, os documentos são armazenados temporariamente, aguardando sua destinação final, que pode ser a eliminação ou o recolhimento para o arquivo permanente. Durante o período de guarda no arquivo intermediário, é fundamental que os documentos sejam acondicionados e armazenados de forma adequada, para garantir sua preservação e integridade. Assinale a alternativa que apresenta uma medida de conservação preventiva que pode ser adotada no arquivo intermediário.
Em um arquivo permanente de uma instituição pública, os documentos são organizados de acordo com o método de arquivamento ideográfico, que classifica os documentos por assunto, utilizando um plano de classificação. Para facilitar a localização e o acesso aos documentos, o arquivo utiliza um índice que relaciona os assuntos aos seus respectivos códigos de classificação. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de índice mais adequado para um arquivo permanente organizado pelo método ideográfico.
Para o trabalho de arquivamento é fundamental conhecer e entender algumas das técnicas mais utilizadas para gerir documentos arquivados e as vantagens oferecidas por elas. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
A Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, no Art.1.º, diz que é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

Com base nesse texto, entende-se por gestão documental