Filtrar


Questões por página:
A poluição sonora é todo e qualquer ruído que possa causar danos à saúde. Sobre essa temática, analise as assertivas a seguir e assinale a INCORRETA.
Sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Ciências, assinale com V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirmar a seguir:

( ) Os estudos com a CTS envolvem fatores de natureza social, política ou econômica relacionados à ciência e tecnologia.
( ) Esta abordagem foi especialmente enfatizada no ensino de ciências nos anos de 1960 sob influência dos projetos curriculares americanos e ingleses.
( ) Ela contribuiu para aproximar o Ensino de Ciências das características do trabalho científico, do rigor metodológico, para aquisição de conhecimentos e para o desenvolvimento mental dos alunos.
( ) Os currículos CTS no contexto brasileiro, vêm cada vez mais enfatizando a necessidade de estimular o processo de letramento científico.

Está CORRETA, de cima para baixo, a seguinte sequência:

No município de Oiapoque (AP), um sistema híbrido de geração de energia é composto por uma usina fotovoltaica de 4MW, uma usina térmica de 12MW com geradores a diesel e, para os próximos anos, há a previsão de instalação de uma pequena central hidrelétrica (PCH), com capacidade de 7,5MW.

Com relação às usinas geradoras de energia citadas, analise as afirmativas a seguir.


I. A usina hidrelétrica é considerada uma fonte de energia “limpa”, pois é renovável e sua instalação e funcionamento não geram gases de efeito estufa.

II. Na usina termelétrica, o diesel é usado para aquecer a água que, no estado de vapor, aciona as turbinas da usina para produzir energia elétrica. Observa-se assim, a sequência de transformações de energia: química → térmica → cinética → elétrica.

III. A usina fotovoltaica converte energia luminosa em energia elétrica. Possui baixo impacto ambiental, mas é considerada uma fonte de energia intermitente, devido à variabilidade das condições meteorológicas.


Está correto o que se afirma em

Na atividade “O que diz a pirâmide alimentar: sua alimentação é balanceada e saudável?”, encontrada em um dos cadernos do aluno, publicação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, há o desenho de uma pirâmide alimentar composta de 7 níveis. O primeiro deles, a base, mostra figuras humanas se exercitando, indicando a necessidade da prática diária de atividade física e controle de peso. O segundo nível, está dividido em dois grupos: pães e cereais, e sementes oleaginosas. O terceiro nível mostra frutas e legumes. Já o quinto nível, peixes e ovos.
Com relação à pirâmide alimentar descrita e as moléculas nutrientes que compõem os alimentos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na pirâmide, os alimentos estão posicionados por ordem de importância. Pães e cereais, alimentos energéticos, encontram-se no primeiro nível, já que seu consumo é mais importante do que o consumo de frutas e legumes. ( ) Embora nosso organismo não seja capaz de digerir e aproveitar as fibras de celulose, seu consumo ajuda a evitar problemas como prisão de ventre e câncer de cólon. As fibras estão presentes em alimentos de todos os níveis da pirâmide. ( ) O quinto nível da pirâmide mostra alimentos que fornecem substâncias com função estrutural, embora também atuem na defesa do organismo. Nesse nível também poderiam ser incluídos alimentos de origem vegetal, como os feijões.
As afirmativas são, respectivamente,