Filtrar


Questões por página:
Paciente feminina,72 anos, tem diagnóstico de artrite reumatoide soropositiva há 26 anos, em uso contínuo de Etanercepte 50 mg/semanal, Metotrexato 20 mg/semanal, Ácido fólico 5 mg/semanal e Alendronato 70 mg/semanal. Refere menopausa aos 52 anos e diagnóstico de osteoporose há 9 anos, em uso desde então de bifosfonato oral. Essa paciente chega hoje pela primeira vez em consultório com os seguintes resultados de exames:
Densitometria óssea: T-score L1-L4 -3,8/ Colo de fêmur -2,0/ Fêmur total -2,1. Raio X de coluna lombar: achatamento vertebral em L3 e L4.
A respeito do manejo do tratamento de osteoporose, qual é a conduta adequada?
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica, autoimune, crônica e progressiva, caracterizada primariamente pelo comprometimento da membrana sinovial, podendo levar à destruição óssea e da cartilagem. A respeito dos seus autoanticorpos, assinale a alternativa correta.

A Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica, com diagnóstico baseado em manifestações clínicas, achados laboratoriais e radiológicos.


Assinale a alternativa que indica o exame laboratorial que possui a maior especificidade no diagnóstico de Artrite Reumatoide.

Quanto à severidade da doença, a artrite reumatoide costuma ser dividida em:

I – leve: paciente com 6 a 20 articulações acometidas, comumente a doença é restrita a articulações, elevação de reatores de fase aguda, positividade do fator reumatoide, evidência de inflamação ao estudo radiográfico;

II – moderada: paciente apresenta artralgias, em pelo menos 3 articulações com sinais de inflamação, nenhuma doença extra-articular, fator reumatoide costumeiramente negativo, elevação dos reatores de fase aguda e nenhuma evidência de erosão ou perda de cartilagem ao estudo radiográfico;

III – grave: mais de 20 articulações persistentemente acometidas, elevação dos reatores de fase aguda, anemia de doença crônica, hipoalbuminemia, fator reumatoide positivo, estudos radiográficos demonstrando erosões e perda de cartilagem e doença extra-articular.

Quais afirmativas acima estão incorretas?

Na artrite reumatoide, a manifestação ocular mais frequente é