Filtrar


Questões por página:
Considerando as regras de apreciação de sindicância, instrução e julgamento do Processo Ético-Profissional (PEP) que envolve conselheiro, analise as seguintes afirmações:
I. As sindicâncias serão instruídas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) onde o fato ocorreu.
II. A apreciação, por decisão fundamentada da plenária, deverá ser desaforada, com arremessa dos autos ao Conselho Federal de Medicina.
III. Decidida a instauração de PEP, a instrução ocorrerá no CRM onde o fato ocorreu.
IV. Após a instrução, o PEP será remetido ao CFM, para desaforamento do julgamento.

Está correto o que se afirma em
Paciente do sexo masculino, com 98 anos de idade, já apresentando diversas passagens por atendimento em pronto-socorro por queda, sem outras comorbidades, sofre queda da própria altura durante churrasco com a família. Ao ser encaminhado ao hospital, é diagnosticado com fratura trans trocantérica de fêmur direito, indicada a cirurgia, durante a mesma o paciente apresentou parada cardio-respiratória, foram realizadas manobras sem sucesso, constatando-se o óbito. Assinale a alternativa correta sobre a atitude do médico assistente.
O artigo 104 do Decreto no 3.048/99 diz o seguinte: “O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado empregado, inclusive o doméstico, ao trabalhador avulso e ao segurado especial quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar sequela definitiva que, a exemplo das situações discriminadas no Anexo III, implique redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.” Considerando a perda auditiva, assinale a alternativa correta.
Em 1979, Beauchamp e Childress publicaram o livro “Principles of Biomedical Ethics”, no qual definem 4 princípios bioéticos básicos: não maleficência, beneficência, autonomia e justiça. Relacione cada princípio à sua descrição.

1. Se refere a maximizar os benefícios ao paciente. Ele envolve tomar decisões sobre o tratamento médico, por exemplo, considerando os efeitos totais do tratamento, incluindo o impacto em outras áreas da vida do indivíduo. Ele busca o bem ao doente em sua totalidade.

2 Refere-se capacidade de a pessoa tomar decisões sobre a própria vida, de gerenciar a sua vontade. Ela deriva da dignidade da pessoa humana, pois, segundo Kant, a autonomia moral das pessoas faz com que elas mereçam respeito.
3. Propõe a obrigação de não infligir dano intencional e está estreitamente associado com a máxima Primum non nocere (acima de tudo, não causar dano).
4. Deriva da equidade, ou seja, de tratar da mesma forma os iguais e de forma desigual os desiguais, na medida de sua desigualdade. Por esse princípio, busca-se distribuir os recursos de forma equilibrada, para que se alcance o maior número de pessoas. Também por ele, adaptam-se as regras ao caso concreto, para que elas fiquem mais justas.

( ) Autonomia
( ) Não Maleficência
( ) Justiça
( ) Beneficiência

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Sobre ética e bioética, analise as alternativas classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F):


(__)A benevolência é o princípio de não agredir o paciente, ou seja, o médico tem obrigação de evitar danos ao paciente.


(__)A autonomia assegura ao paciente o direito de tomar decisões em tudo que se refere ao processo saúde-doença; vale dizer, reconhece que ele tem domínio sobre sua vida e sua intimidade.


(__)A deontologia é o conjunto de regras, fruto da tradição, que indicam como deverá comportar-se o indivíduo na qualidade de membro de um grupo social determinado.



De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a sequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses: