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Os sinais são formados com a combinação do movimento das mãos, em um formato, num determinado lugar, com expressões faciais e/ou corporais compondo o significado, a ideia. Os sinais de APRENDER — LARANJA — ADORAR têm a mesma configuração de mão.
Esses sinais são realizados, respectivamente:

Os advérbios pertencem à classe de palavras que acompanham verbos, adjetivos ou outros advérbios, acrescentando-lhes características ou intensificando seu sentido. Em Libras, essa é também a função do advérbio, sendo que a localização do advérbio dentro do contexto pode variar entre o começo e o final da frase.


Assinale a opção que apresenta um advérbio de intensidade.

Uma professora ouvinte do ensino fundamental, ainda iniciando sua aprendizagem da Libras, observou a sinalização do intérprete quanto a alguns conceitos que trabalhava sobre adjetivos de objetos, para os quatro alunos surdos de sua classe. Ao final da aula ela perguntou ao intérprete por que não há um sinal especifico para todos os conceitos trabalhados. O intérprete respondeu que há conceitos que podem ser trabalhados por meio de classificadores em Libras.

Nesse sentido, observe as figuras (1) e (2) a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os classificadores que usam configurações de mãos que representam propriedade física de uma classe.

Em uma roda de conversa informal, entre surdos e ouvintes bilíngues, no intervalo de uma aula, um dos surdos apontou para um outro surdo.

Em Libras, o sistema pronominal apresenta representações de pessoas no discurso. Assinale a alternativa que descreve o que deve ser feito quando se quer falar de uma terceira pessoa, mas de forma discreta.

O pronome demonstrativo e o advérbio de lugar, em Libras, usam a mesma configuração de mão, mas o ponto de articulação e a orientação do olhar, são diferentes. Relacione as transcrições em Libras a seguir com as suas respectivas definições.


1. EST@/AQUI

2. ESS@/AÍ

3. AQUELE/LÁ


( ) É o lugar da terceira pessoa, mas diferentemente do pronome pessoal, direcionando um olhar ao apontamento.

( ) É um apontar para um lugar perto, em frente ao emissor, acompanhado de um olhar para este ponto.

( ) É um apontar para um lugar perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto apontado perto da segunda pessoa do discurso.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.