Filtrar


Questões por página:
O espaço de sinalização é um dos aspectos contrastivos entre línguas de sinais e línguas orais. Segundo Liddell (2008), há três tipos de espaço de sinalização em relação ao uso de referentes, os quais são:
Considere as afirmativas relacionadas ao Artefato Cultural Linguístico proposto pela autora Strobel. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Existem sinais caseiros, criados para compreensão de palavras básicas essenciais, geralmente utilizados por pessoas surdas pertencentes à área rural, periféricas das escolas inclusivas.
(__)O processo de aquisição da Libras ocorre de maneira natural e facilitada, quando a criança surda possui pais surdos, diferentemente da aquisição de linguagem dos pais que são ouvintes.
(__)A Língua de Sinais é representada em forma escrita, conhecida no Brasil como ELS (Escrita em Língua de Sinais).
(__)A Libras é língua reconhecida como meio de comunicação em dezembro de 2005, mas há variações linguísticas e históricas de acordo com a característica local e cultural.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Os _______________ são constituídos de unidades lexicais sinalizadas, consolidadas na Língua de Sinais, as quais podem ser consideradas como unidades primeiras/primitivas, e os __________________ associam-se a pelo menos um outro morfema para constituir outro sinal.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do excerto :

As expressões não manuais (como movimentos da face, dos olhos, da cabeça e do tronco) desempenham papéis fundamentais na gramática das línguas de sinais. Assinale a alternativa que descreve corretamente os dois principais papéis que essas expressões exercem:

As línguas de sinais, assim como as línguas orais, apresentam propriedades linguísticas universais. Uma dessas propriedades diz respeito ao fato de que sinais com formas muito semelhantes, como mesmo ponto de articulação e configuração de mão, podem ter significados totalmente distintos, sendo facilmente diferenciados no contexto comunicativo. Essa característica, que demonstra a separação clara entre forma e significado, é chamada de: