Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Psicologia da Educação, diversas teorias abordam a ideia de se mediar a aprendizagem contextualizando-a junto às diversas maneiras de acesso ao aprender. Assim, se caracteriza o que denominamos de mediação pedagógica. Entre as alternativas, assinale aquela que exemplifica corretamente formas de se promover a aprendizagem a partir do planejamento escolar intencional.

As teorias do desenvolvimento humano oferecem diferentes perspectivas sobre como a criança aprende e se constitui como sujeito. A teoria de Jean Piaget, conhecida como construtivismo ou interacionismo, descreve o desenvolvimento cognitivo por meio de estágios. Acerca do estágio sensório-motor, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) Corresponde, aproximadamente, aos dois primeiros anos de vida da criança.


(__) Neste estágio, a criança compreende o mundo por meio de suas sensações (visão, audição) e ações motoras (pegar, chupar, bater).


(__) A principal aquisição deste período é o desenvolvimento do pensamento abstrato e da capacidade de formular hipóteses.


(__) Uma conquista fundamental deste estágio é a noção de permanência do objeto, a compreensão de que os objetos continuam a existir mesmo quando não podem ser vistos.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

A respeito de concepções teóricas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.
( ) Segundo Piaget, a assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.
( ) Para Bruner, o aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados.
( ) Vygotsky explicita que a aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.
( ) De acordo com Ausubel, para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo.
( ) Conforme Gardner, no processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
Assinale a sequência que contém a sequência CORRETA.
Ferreiro (2013) descreve uma cena na qual foi solicitado que Santiago, de cinco anos, escrevesse uma lista de compras; primeiro no papel e depois no computador. A autora afirma que “Santiago já sabe que não se pode escrever somente com vogais”. Para escrever a palavra “soda”, Santiago escreveu SA, no papel, e OD, no monitor. Para escrever “salame”, o garoto escreveu SAM, no papel, e ALE, no monitor. A autora destaca que, embora Santiago saiba todas as letras de “soda” e “salame”, ele não consegue colocá-las todas juntas, e Ferreiro chamou esse fenômeno de alternâncias grafofônicas.
De acordo com a autora, é correto afirmar que as alternâncias grafofônicas ocorrem
Bassedas (1999) declara que, na perspectiva vygotskiana, a criança, quando atua juntamente com uma pessoa mais experiente, pode realizar ações que não conseguiria fazer caso estivesse sozinha; por exemplo, “uma menina de cinco anos poderá explicar um conto literário, se a professora, a mãe ou o pai derem a ela diferentes pistas que ajudam a ordenar os dados”. Bassedas afirma que “podemos dizer que tudo o que a criança sabe fazer com a ajuda, a orientação e a colaboração de pessoas mais capazes” (experientes) é o que Vygotsky denomina nível de desenvolvimento