Filtrar


Questões por página:
Todo o tipo de violência praticada contra crianças e adolescentes é uma violação dos direitos humanos universais e dos direitos peculiares à pessoa em desenvolvimento. Em relação à violência psicológica, analisar os itens.

I. Não deixa traços imediatamente visíveis no corpo, mas destrói a autoimagem do violentado e se manifesta no comportamento da criança ou do adolescente.
II. São formas de violência psicológica: a disciplina física abusiva com fins corretivos, confinamento e trabalho forçado e inadequado à idade e ao desenvolvimento do vitimizado.
III. Refere-se a uma relação de poder desigual entre adultos dotados de autoridade e crianças e adolescentes dominados. Esse poder é exercido por meio de atitudes de mando arbitrário, de agressões verbais, de chantagens, estigmatização, desqualificação e rejeição.

Está CORRETO o que se afirma:
Considerando as teorias contemporâneas da educação, a vertente que destaca a importância do papel do aluno e sua relação com o ambiente social e cultural na construção do conhecimento é:
Considerando as teorias contemporâneas da educação, a vertente que destaca a importância do papel do aluno e sua relação com o ambiente social e cultural na construção do conhecimento é:
Um dos campos na educação ininterruptos de estudos e investigações são as teorias da aprendizagem como forma de ampliar as compreensões sobre como as pessoas constroem conhecimentos, ou seja, como se dá a aprendizagem humana ao longo da vida. Com raízes em diferentes correntes filosóficas e psicológicas, as teorias da aprendizagem vêm difundindo concepções e embasando variadas práticas educativas.


SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).


Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:

I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.

II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.

IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.

V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.


( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial.

( 2 ) Zona de desenvolvimento real.

( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.


( ) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas.

( ) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.

( ) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.


A ordem CORRETA está inserida na alternativa: