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Concurso:
Prefeitura de Guararapes - SP
Disciplina:
Pedagogia
Dubet (2004) problematiza os limites da igualdade de oportunidades. O autor alerta que as sociedades democráticas assumem que “a escola é justa porque cada um pode obter sucesso nela em função de seu trabalho e de suas qualidades”.
Ou seja, o autor denuncia que essas sociedades escolheram convictamente como princípio essencial de justiça
Ou seja, o autor denuncia que essas sociedades escolheram convictamente como princípio essencial de justiça
Concurso:
Prefeitura de Jaguaquara - BA
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a relação entre inclusão digital e exclusão social, é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Jaguaquara - BA
Disciplina:
Pedagogia
Em seu trabalho sobre inclusão, Mantoan discute as formas como a exclusão escolar se manifesta, destacando a ignorância do aluno em relação aos padrões de cientificidade do saber escolar. A partir dessa reflexão, é possível afirmar que:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
No debate sobre o trato pedagógico dos conteúdos de Recreação e Lazer nas aulas de Educação Física no Brasil, diferentes abordagens teóricas e metodológicas têm se manifestado ao longo da história da disciplina. Tais perspectivas variam desde visões funcionalistas, instrumentalistas e culturalistas — que entendem o lazer como um complemento ao trabalho, um meio de reprodução da força de trabalho e consumo cultural —, até visões mais críticas, que buscam analisar as determinações socioeconômicas, políticas e culturais que impactam o trabalho, o “tempo livre” e o lazer neste século. A partir desse contexto, e considerando as críticas marxistas ao lazer (Oliveira,2022) — segundo as quais o lazer deve ser compreendido como mediação historicamente determinada pelas relações sociais de produção e inseparável da centralidade do trabalho na formação humana —, analise as assertivas a seguir:
I. O principal papel da Educação Física é instrumentalizar os alunos com um repertório diversificado de atividades recreativas, como jogos e esportes, para que possam utilizá-las no seu “tempo livre”, promovendo saúde, socialização e bem-estar, em complemento às exigências do mercado de trabalho.
II. Uma perspectiva crítica do lazer na Educação Física entende que é fundamental historicizar o surgimento e a apropriação do tempo de lazer no capitalismo, evidenciando como ele se insere no contexto da produção e reprodução das relações sociais, e como as escolhas de lazer são frequentemente mediadas pelo consumo e pelo fetichismo da mercadoria.
III. O objetivo da Educação Física é conscientizar os alunos sobre a importância de escolhas individuais de lazer compatíveis com a preservação ambiental e a sustentabilidade, priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como forma de reduzir o estresse cotidiano.
IV. Uma abordagem crítica do lazer na Educação Física problematiza a aparente coexistência entre fruição e precarização do tempo, evidenciando que, longe de um paradoxo, essa contradição expressa o agravamento das desigualdades sociais e a limitação real do acesso à cultura como direito.
Quais estão corretas?
I. O principal papel da Educação Física é instrumentalizar os alunos com um repertório diversificado de atividades recreativas, como jogos e esportes, para que possam utilizá-las no seu “tempo livre”, promovendo saúde, socialização e bem-estar, em complemento às exigências do mercado de trabalho.
II. Uma perspectiva crítica do lazer na Educação Física entende que é fundamental historicizar o surgimento e a apropriação do tempo de lazer no capitalismo, evidenciando como ele se insere no contexto da produção e reprodução das relações sociais, e como as escolhas de lazer são frequentemente mediadas pelo consumo e pelo fetichismo da mercadoria.
III. O objetivo da Educação Física é conscientizar os alunos sobre a importância de escolhas individuais de lazer compatíveis com a preservação ambiental e a sustentabilidade, priorizando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como forma de reduzir o estresse cotidiano.
IV. Uma abordagem crítica do lazer na Educação Física problematiza a aparente coexistência entre fruição e precarização do tempo, evidenciando que, longe de um paradoxo, essa contradição expressa o agravamento das desigualdades sociais e a limitação real do acesso à cultura como direito.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Durante a organização dos Jogos Intercampi de um IF, um grupo de alunas solicita a inclusão de uma categoria mista no futebol, argumentando que, além de se sentirem mais à vontade jogando com colegas do sexo oposto, há número reduzido de meninas no campus, o que inviabiliza a formação de uma equipe exclusivamente feminina. Para elas, a divisão por gênero nas competições reforça desigualdades e limita sua participação em um evento que deveria ser educativo e integrador. Contudo, parte da comissão organizadora alega que a inclusão de categorias mistas comprometeria a competitividade e a “natureza do esporte”. Em uma assembleia estudantil, o professor de Educação Física, responsável por acompanhar pedagogicamente o evento, propõe um espaço de debate que envolva o histórico das normas de gênero nos esportes modernos; a reflexão sobre os critérios que definem categorias nas competições; a análise dos sentidos atribuídos ao esporte como construção social e cultural; e o questionamento da ideia de mérito e “naturalização” de diferenças corporais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que expressa a mediação pedagógica mais coerente com uma perspectiva crítica e emancipadora da Educação Física.