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De acordo com o entendimento dos fundamentos da educação, marque verdadeiro (V) ou falso (F) em relação ao saber popular e o saber erudito:
( ) As camadas populares produzem um saber, que se conceitua como conhecimento comum e que apresenta uma sistematização muito semelhante aos adotados nos conhecimentos científico e filosófico. ( ) Segundo Lefebvre, antes de elevar-se ao nível teórico, todo conhecimento começa pela experiência e prática. Portanto, os homens como seres sociais dinâmicos e contraditórios, vivem experiências que precisam ser explicadas. Essas explicações, muitas vezes, apresentam uma lógica distinta do saber erudito, ou seja, existe um modo diferente de entender, ver e valorar o mundo. ( ) Em geral, um dos problemas que surge no encontro desses saberes é que frequentemente a academia e a escola não costumam reconhecer como válido e consistente o conhecimento que surge a partir da experiência cotidiana. ( ) A produção dos saberes popular e erudito é bastante distinta. O saber popular surge da experiência e da reflexão das experiências cotidianas acumuladas, enquanto que o saber erudito nasce nas academias por meio da educação formal.
A escola é um local com regras, funções e leis que atua com os mais diversos públicos. Segundo Freitag (1974) a escola atua como uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo, tal como para a evolução da sociedade e da própria humanidade. Dessa forma, a escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos. Dentre as funções sociais da escola, podemos citar várias, identifique a opção INCORRETA.
A função social da educação básica coloca em sua centralidade o educando, em sua formação, na sua essência humana. Essa concepção deve ser norteadora dos Projetos Políticos-Pedagógicos voltados a cumprir a finalidade, os princípios, os objetivos e as diretrizes educacionais (Resolução CNE/CEB n° 4/2010), de cada etapa de ensino, fundamentando-se na inseparabilidade dos seus conceitos básicos referenciais:
Na apresentação da Conferência Nacional da Educação Básica, descrita por Arêas (portal MEC), a conclusão da função social da escola é

Leia o texto a seguir.


De Pintadas, na Bahia, pequeno município distante da modernidade do asfalto, todo ano quase a metade dos homens viajava para o Sudeste para o corte de cana. A parceria de uma prefeita dinâmica, de alguns produtores e de pessoas com visão das necessidades locais permitiu que os que buscavam emprego em lugares distantes se voltassem para a construção do próprio município. Começaram com uma parceria da Secretaria da Educação local com uma universidade de Salvador, para elaborar um plano de saneamento básico da cidade, o que reduziu os custos de saúde, liberou terras e verbas para a produção, e assim por diante.

(Ladislau Dowbor)


Dowbor (2007), nessa narrativa, firma sua posição de que a Educação