Filtrar


Questões por página:
Na rede escolar municipal, a coordenadora pedagógica Ana está desenvolvendo um projeto para reduzir as disparidades educacionais entre os alunos. Ela considera diferentes abordagens de justiça social para orientar suas ações e políticas. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
I. A abordagem meritocrática de justiça social sustenta que oportunidades iguais são suficientes para que todos alcancem sucesso, valorizando apenas o esforço individual.
II. A perspectiva redistributiva de justiça social argumenta que é necessário corrigir desigualdades sociais por meio da redistribuição de recursos e oportunidades.
III. A justiça social compreendida a partir da teoria do reconhecimento prioriza a luta por respeito e dignidade, além da mera distribuição de recursos materiais.

Está correto o que se afirma em:
A inclusão dos conteúdos socioculturais no processo avaliativo é essencial para promover a equidade educacional. Contudo, os educadores enfrentam desafios na implementação dessa prática. Qual dos seguintes desafios é fundamental para a incorporação eficaz dos conteúdos socioculturais nas avaliações escolares?
Visualizar Questão Comentada
Em uma escola alinhada às propostas de "Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário", o coordenador Pedro incentivou projetos que envolvessem a comunidade no processo de ensino da leitura e da escrita. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) A participação da comunidade em projetos escolares pode enriquecer o contexto de aprendizagem, aproximando escola e realidade social.
(__) A leitura e a escrita são práticas sociais e devem ser desenvolvidas apenas no ambiente escolar.
(__) Projetos que envolvem a comunidade podem auxiliar na valorização da cultura local e na formação cidadã dos estudantes.
(__) O isolamento da escola em relação à comunidade favorece a autonomia institucional e melhora os resultados educacionais.

A sequência está correta em:
Acerca do conceito de barbárie na educação, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) A barbárie na educação se manifesta na ausência de liberdade de ensinar e a não imposição de um currículo homogêneo e padronizado.
(__) A barbárie pode ser compreendida como a negação da educação crítica e reflexiva, que visa à formação de cidadãos conscientes e transformadores.
(__) A educação contra a barbárie se constrói por meio do diálogo, da valorização da diversidade e do respeito à individualidade.
(__) A barbárie na educação se caracteriza pela promoção da intolerância, do preconceito e da discriminação.

A sequência está correta em:
Maria Teresa Égler Mantoan, em Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?, defende uma inclusão escolar que vá além do acesso à escola, garantindo a participação e a aprendizagem de todos os alunos. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I.A inclusão escolar, na perspectiva de Mantoan, pressupõe a transformação da escola em um espaço que acolha a diversidade e valorize as diferenças, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiência.
II.A inclusão escolar se efetiva com a criação de classes especiais para alunos com deficiência, separando-os dos demais alunos para que recebam atendimento individualizado de acordo com suas necessidades específicas.
III.A inclusão escolar, segundo Mantoan, implica em adaptar os alunos com deficiência ao ambiente escolar, de modo que se ajustem às normas e aos métodos de ensino tradicionais, garantindo a uniformidade do processo educativo.