Filtrar


Questões por página:
Identificar que a maioria das avaliações e problemas propostos em sala de aula são simplistas, repetitivos e limitados a aspectos conceituais e reconhecer as restrições dos currículos enciclopédicos reducionistas é uma das formas de se analisar criticamente o ensino
Segundo Brzezinski (1996), para a construção de uma formação inicial de qualidade, o Movimento Nacional pela Formação do(a) Professor(a) (ANFOPE) traçou uma pauta mínima que se assenta em cinco eixos.


Qual dos eixos a seguir NÃO é condizente com a formação do(a) Professor(a)?
É função social da escola propiciar a formação de valores. Contudo, valores não podem ser ensinados, eles devem ser vivenciados. A escola é uma instituição social com objetivo explícito.


Dessa forma, ela deve propiciar o primordialmente o desenvolvimento das potencialidades:
O Positivismo é a base desta tendência pedagógica, ou seja, esta tendência considera que a Educação deve se fundamentar na ciência. Tudo aquilo que não tiver base cientifica deve afastar-se da Educação. O elemento principal desta abordagem não é o professor nem o aluno, mas a organização racional dos meios.


Com base nas afirmações, estamos tratando de qual tendência pedagógica?
A Pedagogia Progressista defende a autogestão pedagógica e parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam as finalidades sociopolíticas da Educação.


Qual dos teóricos a seguir NÃO é considerado um teórico/pensador da perspectiva Renovada Progressista?