Questões de Concurso
Filtrar
265 Questões de concurso encontradas
Página 29 de 53
Questões por página:
Questões por página:
Médio de 2006, do Ministério da Educação, sugerem que as aulas de Sociologia trabalhem com temas, conceitos, teorias e pesquisas. Considerando essas orientações, relacione, corretamente, a função de cada recorte na Coluna I às vantagens de se trabalhar com cada um, em sala de aula, listadas na Coluna II.
Coluna I
1. Conceitos 2. Temas 3. Teorias 4. Pesquisas
Coluna II
( ) Explorar conhecimentos e metodologias que constituem as maneiras de explicar os fenômenos sociais por meio dos três outros recortes.
( ) Conhecer a história do pensamento sociológico e das múltiplas explicações para os fenômenos sociais.
( ) Desenvolver capacidade de abstração além do senso comum e domínio de uma linguagem científica.
( ) Evitar que o aluno sinta a disciplina como algo estranho e desencadear processos de aprendizagem associados aos seus interesses.
A sequência correta, de cima para baixo é:
Coluna I
1. Conceitos 2. Temas 3. Teorias 4. Pesquisas
Coluna II
( ) Explorar conhecimentos e metodologias que constituem as maneiras de explicar os fenômenos sociais por meio dos três outros recortes.
( ) Conhecer a história do pensamento sociológico e das múltiplas explicações para os fenômenos sociais.
( ) Desenvolver capacidade de abstração além do senso comum e domínio de uma linguagem científica.
( ) Evitar que o aluno sinta a disciplina como algo estranho e desencadear processos de aprendizagem associados aos seus interesses.
A sequência correta, de cima para baixo é:
Disciplina:
Pedagogia
Na escola municipal João Carvalho, em uma das reuniões de professores, foi discutido o tema “a função social da escola”. Essa reunião teve como base o trabalho de Celina Alves Arêas, denominado A função social da escola – Conferência Nacional da Educação Básica, a qual apresenta diversa leis que versam sobre o tema, além da concepção de vários pensadores, dentre os quais Paulo Freire que, segundo a autora, na mesma obra, defende que a função social da escola é “formar
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Refletindo sobre possíveis dificuldades na realização do papel social e educacional das escolas, Barbosa (2007) entende que a lógica dos processos de socialização das crianças pequenas pode explicar algumas das barreiras. Nesse contexto, assinale a alternativa convergente às ponderações da autora.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
A relação entre educação e democracia é um tema frequente para práticas e teorias pedagógicas. Quando Benevides (1996) trata da educação para a democracia, a autora entende que esta corresponde à
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Oliveira (In: Franco; Pimenta,2010), afirma que a discussão em torno da necessidade e das possibilidades de mudanças nas propostas e práticas pedagógicas atualmente existentes nas escolas é fundamentalmente política. A autora lembra-nos de que toda seleção e organização de conteúdos curriculares e metodologias de ensino obedece a princípios filosófico-políticos que embasam as diversas concepções de educação, do papel social da escola e dos objetivos da escolarização. Ela destaca, ainda, a relevância das pedagogias ativas, por meio das quais a escola deve e pode contribuir para a democratização da sociedade, sendo que a ação educativa, nesse caso, leva o aluno à construção de seu conhecimento, o que requer a participação ativa dele nas atividades pedagógicas, e ao desenvolvimento global de sua personalidade, abrangendo seus aspectos: cognitivo, interativo e