Filtrar


Questões por página:
O sociólogo Pierre Bourdieu coloca em foco o modo como as instituições de ensino produzem em seus alunos o que ele chamou de habitus.
Assinale a opção que descreve corretamente esse conceito.
Acerca do papel da escola nas sociedades modernas e democráticas, leia o trecho a seguir.

A escola tem igualmente a função de coordenar, na vida mental de cada indivíduo, as diversas influências dos vários meios sociais em que ele vive. Um código prevalece na família; outro, nas ruas; um terceiro, nas oficinas ou nas lojas; um quarto, nos meios religiosos. Quando uma pessoa passa de um desses ambientes para outro, fica sujeita a impulsos contraditórios e acha-se em risco de desdobrar-se em personalidades com diversos padrões de julgar e sentir, conforme as várias ocasiões. Este risco impõe à escola uma função fortalecedora e integradora.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional,1979.

Segundo o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Na relação profesor-aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.

Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente:

I. Do clima estabelecido pelo aluno.

II. Da relação empática com seus alunos.

III. Da sua capacidade de ouvir, refletir e discutir.

IV. Da criação das pontes entre seu conhecimento e os deles.

Assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
A Educação, neste método, é tecida em conjunto por alunos e professores, frente aos exercícios da leitura e da escrita praticadas exaustivamente nas aulas. Assim, mestres e aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento, assessorados pela incidência da problemática social mais atual e pelo arsenal de saberes já edificados, patrimônio intransferível do ser humano.

O texto se refere a:
As atribuições da educação e, consequentemente, da função social da escola sempre foram perpassadas por vários olhares. No entanto, ressignificar a função social da escola voltada para a formação integral do aluno tem sido um desafio político institucional frente ao atual contexto histórico emergente que vem exigindo mudanças não somente em sua estruturação, mas principalmente, no compromisso com a realização plena do ser humano, alcançada pela democratização participativa.
SANTOS, Emina Márcia Nery dos; LIMA, Francisco Willams Campos; VALE, Cassio. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n.54, p.1-18, e8338, jul./set.2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338.
O fragmento acima faz referência à função social da escola em resposta ao novo cenário da sociedade contemporânea, cujas condições estruturantes são:
I. Democratização. II. Inclusão. III. Neutralidade curricular. IV. Educação integral. V. Promoção da formação continuada da comunidade educativa.
Está correto apenas o que é afirmado em: