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Em uma reunião pedagógica, professores de uma escola pública discutem os desafios de seu trabalho frente às desigualdades sociais acentuadas no território em que atuam. Alguns docentes afirmam que a função da escola é apenas transmitir conhecimentos formais; outros defendem que a escola precisa também acolher as realidades sociais dos estudantes e agir na construção da cidadania. Considerando o papel contemporâneo da escola pública em sociedades democráticas, identifique a correta caracterização da função social da escola pública.
Assinale o item que informa um entendimento compatível com a concepção crítica da infância enquanto construção histórica e a criança como sujeito de direitos, considerando a articulação entre legislação vigente, teorias sociais contemporâneas e os desafios da prática pedagógica.
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As escolas novas no século XX, juntamente com suas propostas radicais de transformação, rompiam com aquele antigo ideal de educação formal, disciplinar. Chamou-se esse novo ato de educar, que detinha esse propósito liberal, de pedagogia:
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A ação participativa, como prática social segundo o espírito de equipe, depende de sua realização mediante a orientação por certos valores substanciais. Em relação aos valores orientadores da ação participativa, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A ética é representada mediante a ação orientada pelo respeito ao ser humano, às instituições sociais e aos elevados valores necessários ao desenvolvimento da sociedade com qualidade de vida, que se faz traduzir nas ações de cada um.
( ) O compromisso se traduz na ação dos envolvidos no processo pedagógico, focada e identificada com seus objetivos, seus valores, seus princípios e suas estratégias de desenvolvimento.
( ) A equidade é representada pelo reconhecimento de que pessoas e grupos em situações diferenciadas necessitam de atenção e condições especiais, a fim de que possam colocar-se em paridade com seus semelhantes no processo de desenvolvimento.
( ) A efetividade se concentra na qualidade do resultado e na necessidade de certas ações públicas e diz respeito às ações executadas que trazem benefícios para a população educacional.
O ser humano é gregário por natureza e somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais. A essência dos fenômenos grupais é a mesma em qualquer tipo de grupo, e o que determina óbvias diferenças entre os distintos grupos é a finalidade para a qual eles foram criados e compostos. Em relação à divisão dos grupos, a partir de sua finalidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Operativos. (2) Psicoterápicos.

( ) Englobam os seguintes quatro campos: ensinoaprendizagem, institucionais, comunitários e terapêuticos. ( ) Sua conceituação, sua divulgação e sua aplicação devem muito ao psicanalista Pichon Rivière. O autor construiu seu esquema conceitual considerando uma série de fatores, tanto conscientes quanto inconscientes, que regem a dinâmica de qualquer campo grupal e que se manifestam nas três áreas: mente, corpo e mundo exterior. ( ) Destinam-se prioritariamente à aquisição de insight, notadamente, dos aspectos inconscientes dos indivíduos e da totalidade grupal ( ) A atividade do coordenador desse tipo de grupo deve ficar centralizada unicamente na proposta, sendo que somente nas situações em que os fatores inconscientes inter-relacionais ameaçarem a integração ou a evolução exitosa do grupo é que caberão eventuais intervenções de ordem interpretativa, por vezes dirigidas ao plano do inconsciente.
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