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Disciplinar o aluno é fazer com que ele também perceba o seu lugar social. A disposição cartográfica de uma sala de aula, seja ela qual for, é sempre uma disposição estratégica para que o professor possa dominar os alunos, pois nesta concepção de escola o aprendizado só pode acontecer sob domínio. Para dizer de outra forma, uma sala de aula nunca é caótica, há sempre uma ordem implícita que, se visa possibilitar a ação pedagógica, traz também a marca do exercício do poder, que deve ser sofrido e introjetado pelo aluno.
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Uma das práticas educacionais que viabilizam a introjeção do poder disciplinar consiste
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Uma das práticas educacionais que viabilizam a introjeção do poder disciplinar consiste
A formação do aluno jamais acontecerá pela assimilação de discursos, mas sim por um processo microssocial em que ele é levado a assumir posturas de liberdade, respeito, responsabilidade, ao mesmo tempo em que percebe essas mesmas práticas nos demais membros que participam deste microcosmo com que se relaciona no cotidiano. Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, assim, em parte do processo de formação do aluno, não pelo discurso que o professor possa fazer, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir.
ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.20.
O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.20.
O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
Por sua vez, a educação sempre esteve também permeada pelos mecanismos de controle. E a disciplinarização possibilita esse controle sobre o aprendizado (o quê, quando, quanto e como o aluno aprende) e também um controle sobre o próprio aluno. A disciplina também está relacionada ao comportamento, não apenas à aprendizagem.
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Michael Foucault fez um contundente diagnóstico acerca do poder disciplinar e seus modos de atuação nos espaços e organizações educacionais.
Assinale a opção que não corresponde a um desses modos.
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Michael Foucault fez um contundente diagnóstico acerca do poder disciplinar e seus modos de atuação nos espaços e organizações educacionais.
Assinale a opção que não corresponde a um desses modos.
Os anos 80 são os da globalização. Os grupos empresariais e econômicos vão alcançando tamanhos que os convertem em independentes das economias nacionais: aprendem a escapar dos seus controles. Cada vez mais, as políticas econômicas passam a ser planejadas em nível supranacional. O desenvolvimento das telecomunicações serve, entre outras coisas, para facilitar a administração das empresas internacionais, das multinacionais. Atualmente, penso que ninguém discute que viemos em uma economia global na qual “todos os processos trabalham como uma unidade em tempo real por todo o planeta. Isto é, uma economia na qual o fluxo de capital, o mercado de trabalho, o mercado, o processo de produção, a organização, a informação e a tecnologia operam simultaneamente em nível mundial” (Castells, M.,1994, p.38).
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.84.
O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios e rumos à educação escolar.
Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.84.
O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios e rumos à educação escolar.
Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
(Art.8º, resolução 04/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica)
Nesse sentido, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, entre outros, à exceção de um, que está errado. Assinale-o.
(Art.8º, resolução 04/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica)
Nesse sentido, a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, entre outros, à exceção de um, que está errado. Assinale-o.