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A necessidade de intervenção realizada por um elemento intermediário numa relação entre dois sujeitos no processo de socialização ou aprendizagem é executada por um agente:
Leia o texto a seguir.
Há depois a dimensão da institucionalização, do minucioso controle social, articulado no tecido da sociedade, exercido por meio de instituições ad hoc e que diz respeito à classificação dos indivíduos e dos comportamentos, à criação de tipologias sociais diferenciadas (os loucos, os criminosos, os doentes, os pobres, os órfãos etc.) que são estudadas e dirigidas em vista de uma integração produtiva na sociedade ou de uma separação desta, para torná-las inofensivas.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: FEU,1999, p.200-201.

Na modernidade, esse complexo processo de pedagogização da sociedade, de reorganização e de controle, de produção de comportamentos integrados aos fins globais da vida social é exercido pelo poder
A teoria de Pierre Bourdieu sobre a educação e as desigualdades sociais destaca a importância do capital cultural. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de capital cultural no contexto educacional.
De acordo com a perspectiva sócio-histórica e cultural, a relação entre professor, criança e conhecimento é entendida como um processo dinâmico e interativo, no qual a mediação do professor e o contexto social desempenham papéis fundamentais. Considerando essa abordagem, a natureza dessa relação ocorre de forma que
A educação, enquanto processo social, está inserida em um contexto de relações institucionais que influenciam sua estrutura e funcionamento. Considerando os aspectos sociológicos da educação, analise as afirmativas abaixo.

I. A escola é uma instituição social que reflete e reproduz as desigualdades presentes na sociedade, ao mesmo tempo em que pode atuar na sua superação.
II. A relação entre escola, família e comunidade é fundamental para a construção de uma educação significativa e contextualizada.
III. A educação tem como principal função a transmissão sistemática do conhecimento acadêmico, sendo sua influência na formação cultural dos indivíduos secundária.
IV. O sistema educacional está sujeito a influências políticas e econômicas, mas sua estrutura e funcionamento se dão de forma autônoma e imparcial dentro do contexto social.

Está CORRETO o que se afirma em: