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A educação das relações étnico-raciais faz-se uma urgência de primeira ordem no âmbito do ensino no Brasil, tendo em vista a imensa diversidade que o constitui.


Um dos objetivos de se educar as relações étnico-raciais, é

Se durante todo este século pudermos constatar que os sistemas educacionais não permaneceram indiferentes ante as mudanças nos modos de produção e gestão empresariais, é lógico pensar que as soluções propugnadas pelo toyotismo também tenham deixado sua marca no sistema educacional.


Para compreender as reformas e inovações educacionais, é preciso desvelar as razões e discursos nos quais se baseiam. Tanto as políticas de reforma educacional oriundas da Administração quanto as modas pedagógicas estão impregnadas de discursos, ideais e interesses gerados e compartilhados por outras esferas da vida econômica e social. Se as crises nos modelos de produção e distribuição capitalista vão sendo resolvidas gradualmente, em um primeiro momento, mediante a aplicação de princípios tayloristas e fordistas, e posteriormente com novas adaptações e mesmo, atualmente, com a gestão de novas fórmulas como o toyotismo, é previsível pensar que algo semelhante pode estar ocorrendo também nos sistemas escolares. Cada modelo de produção e distribuição requer pessoas com determinadas capacidades, conhecimentos, habilidades e valores; e sobre isso os sistemas educacionais têm muito a dizer.



SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.20.



Considerando a reflexão proposta pelo trecho em destaque, assinale a opção que o interpreta corretamente.

Em sua abordagem acerca de conflitos na escola, Ceccon et al. (2009) afirmam que conflitos
De acordo com Edgar Morin, a educação do século XXI precisa de mentes mais abertas, pessoas responsáveis com a transformação de si e do mundo. Em relação aos saberes necessários para a formação humana nas escolas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A compreensão mútua entre os seres humanos é vital para que as relações humanas saiam de seu estado bárbaro de incompreensão.

( ) A competitividade contribui para a tomada de consciência da sociedade do século XXI, incluindo os estudantes na lógica do sistema.

( ) Compreender que afetividade pode asfixiar o conhecimento e, para tanto, a educação deve evitar a ilusão do vínculo, priorizando a racionalidade.

As atribuições da educação e, consequentemente, da função social da escola sempre foram perpassadas por vários olhares. No entanto, ressignificar a função social da escola voltada para a formação integral do aluno tem sido um desafio político institucional frente ao atual contexto histórico emergente que vem exigindo mudanças não somente em sua estruturação, mas principalmente, no compromisso com a realização plena do ser humano, alcançada pela democratização participativa.


SANTOS, Emina Márcia Nery dos; LIMA, Francisco Willams Campos; VALE, Cassio. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n.54, p.1-18, e8338, jul./set.2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338.


O fragmento acima faz referência à função social da escola em resposta ao novo cenário da sociedade contemporânea, cujas condições estruturantes são:


I. Democratização.

II. Inclusão.

III. Neutralidade curricular.

IV. Educação integral.

V. Promoção da formação continuada da comunidade educativa.


Está correto apenas o que é afirmado em: