Filtrar


Questões por página:
Com relação à assessoria de imprensa, leia o fragmento a seguir.

"Nas assessorias de imprensa, públicas ou privadas, a preocupação que move os profissionais é, em última instância, a conquista de uma imagem ______ da instituição perante a (o) _______. A competitividade crescente no mundo dos negócios levou à _____ dos profissionais que atuam na área. A informação passou a ser _____ na sociedade contemporânea".

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima
Maristela Mafei em Assessoria de Imprensa - Como se relacionar com a mídia (São Paulo, Contexto) assegura que ele “ajuda a avaliar a exposição dos concorrentes e do setor de atuação, evidencia a imagem do cliente na mídia, com as devidas percepções de quando e por que ela se altera”. O instrumento que apresenta essas características é
Na corrida do dia a dia, o jornalista liga para a assessoria em busca de uma informação ou de uma fonte específica e espera que o assessor tenha tudo pronto, na ponta da língua, para atender a seus objetivos. Ele quer eficiência e agilidade no atendimento. No entanto, muitas vezes o assessor depara com o jornalista despreparado, que 'caiu de paraquedas’ no assunto, o que pode provocar a impaciência da fonte. Como lidar com essas diferenças e atuar com profissionalismo para garantir sucesso na obtenção da informação e divulgação correta, sem distorções? Para um relacionamento que facilite o trabalho do assessor, o jornalista deve ter uma postura ética, cordial, respeitar o off e atuar com competência e sem arrogância.

(CALDAS, Graça. “Relacionamento assessor de imprensa/jornalista: somos todos jornalistas!”. In: DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. São Paulo: Atlas)
Para que isso aconteça espera-se que o jornalista observe alguns princípios, EXCETO
São funções e serviços típicos de um Jornalista assessor de imprensa, EXCETO:
Sobre as assessorias de imprensa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O trabalho do assessor de imprensa se transformou na última década. Houve a ampliação, a diversificação e o fortalecimento de sistemas de interação e informação direta entre fontes e públicos, sem mediação da imprensa. O ritmo acelerado e a competição pelo fornecimento da melhor notícia exigem operações cada vez mais complexas. ( ) O assessor de imprensa foi chamado para assumir novas responsabilidades. As tarefas e os desafios se ampliaram, exigindo capacidade de criar e administrar diferentes instrumentos de comunicação e atuar como facilitador de diferentes fluxos de informação junto aos públicos. ( ) A assessoria de imprensa, na década de 1960, agia de forma integrada a outros departamentos de comunicação, como relações públicas e publicidade. Hoje, a assessoria de imprensa é uma unidade com vida própria, independente, age de forma fragmentada, vinculada ao principal gestor, visando o bom relacionamento com a imprensa na busca de visibilidade da organização e dirigentes. ( ) A assessoria tem que atuar preventivamente para minimizar riscos, antecipar necessidades e ser proativa para criar oportunidades de informar a sociedade e levar a mensagem organizacional num ambiente competitivo e inundado por informações dos mais variados tipos.
A sequência está correta em