Filtrar


Questões por página:

Paciente de 47 anos sofre descarga elétrica com queimadura profunda grave. É operado para desbridamento e curativo e, após 24h, desenvolve febre, dores musculares, mal-estar geral, urina escura e muita sede. Ao exame físico apresenta-se intensamente desidratado, hipotenso, lúcido, anictérico, com urina escura e em pouca quantidade.

Exames laboratoriais:

Gasometria arterial = acidose metabólica grave não compensada.

HT = 48% Leu = 18.000 sem desvio Cr = 3,6 Ureia = 78 Potássio = 7,5 Glicemia = 250 Bilirrubinas totais = 1,2 TGO = 246 TGP = 76 CPK = 10.000

O diagnóstico mais provável é

As lesões por queimadura são descritas de acordo com a profundidade e extensão da área de superfície corporal. A zona da lesão por queimadura que apresenta aporte sanguíneo comprometido, inflamação e lesão tecidual, de acordo com Brunner, é denominada:
Dentre as alterações hidroeletrolíticas que ocorrem no paciente portador de queimadura na fase aguda, destaca-se a(o)
Os ferimentos por arma de fogo tornaram-se eventos comuns na prática hospitalar de emergência. O enfermeiro deve estar atento para uma análise da ferida por arma de fogo, para proceder ao registro fidedigno do evento.
Coloque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS e assinale a alternativa que indica o preenchimento correto dos parênteses no sentido descendente.

( ) Quando o projétil atinge o corpo humano, sua energia cinética afasta os tecidos de sua trajetória.
( ) As armas de baixa velocidade podem não provocar lesões letais.
( ) O indivíduo baleado utilizando colete à prova de balas deve ser avaliado quanto à contusão cardíaca.
( ) A ferida estreladal apresenta bordas irregulares e indica que o orifício de saída é menor.
( ) A cavidade temporária tem pressão interna maior que a atmosférica.

No cuidado de um paciente vítima de lesão por queimadura, foi estabelecido o diagnóstico de enfermagem “Comprometimento da troca gasosa relacionada com a intoxicação por monóxido de carbono, inalação de fumaça e obstrução das vias aéreas superiores”. Marque a alternativa que NÃO representa uma intervenção de enfermagem para o diagnóstico estabelecido acima: