Filtrar


Questões por página:
A finalidade da assistência de enfermagem durante o pré-natal, parto e puerpério é garantir uma boa condição de saúde para a mulher e para o feto/recém-nascido, bem como proporcionar uma experiência gratificante nesse período. Avalie as opções abaixo e marque a que estiver incorreta:
O enfermeiro obstetra necessita detectar precocemente quaisquer alterações clínicas durante a assistência de Enfermagem, como na fase pós-parto, em que a hemorragia é caracterizada pela perda de sangue superior a 500 ml. Neste caso, o enfermeiro deve atentar para as três principais causas de sangramento puerperal, que são:
Apesar de parto e nascimento ser um evento da vida da mulher e um ato da sua fisiologia, a maioria das mulheres têm seus filhos por meio de uma cirurgia, a cesariana. A atenção ao parto normal, por sua vez, é marcada por práticas não recomendadas pelas evidências científicas, que trazem sofrimento a esta experiência humana. A adoção de boas práticas de atenção centradas no bemestar da mulher, da criança, do pai e da família, associada às ações de melhoria da eficiência gestora do SUS são necessárias e estão presentes em qual das alternativas abaixo?
O descolamento prematuro de placenta (DPP) é a separação precoce da placenta antes da expulsão do feto e é tido como um dos eventos mais sérios na assistência em obstetrícia. Os sintomas do DPP são:

Com base nas Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde, analise as afirmativas a seguir.


I. Um trabalho de parto estabelecido ocorre quando há contrações uterinas regulares e dilatação cervical progressiva a partir dos 4cm.

II. Se a ocitocina for utilizada, deve-se assegurar que os incrementos na dose não sejam mais frequentes do que a cada 30 minutos.

III. Deve-se apoiar a realização de puxos espontâneos no segundo período do trabalho de parto em mulheres sem analgesia, evitando os puxos dirigidos.


Está correto o que se afirma em