Filtrar


Questões por página:
Paciente feminina de 83 anos está internada na Clínica Médica há 14 dias com diagnóstico de Pneumonia. Durante exame físico, o Enfermeiro observa lesão por pressão em região maleolar, apresentando pele intacta com área localizada de eritema que não embranquece. Assim, a classificação correta, nesse caso, é lesão por pressão estágio

Formação de um abscesso folicular avermelhado, endurecido. Os sinais de pus na parte central e dor são os principais sintomas. Findo o processo de cicatrização, uma mancha escura aparece no local da infecção.


A descrição se refere à seguinte infecção:

Assinale a alternativa CORRETA, quanto à atuação do técnico de enfermagem nos cuidados das feridas:
Na abordagem do paciente com ferida crônica é necessário que o profissional proceda uma avaliação completa. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A lipodermatoesclerose ocorre pelo uso prolongado de terapia compressiva que prejudique a articulação, em especial do tornozelo. Tem aspecto avermelhado e edemaciado. II. Atrofia é comum nos pacientes e pode causar deformidade e limitações, para avaliar deve-se fazer a medida da circunferência do tornozelo na região do maléolo. III. Ao avaliar a ferida deve-se atentar às bordas e às terapias utilizadas anteriormente. A maceração pode ser causada pelo uso de lanolina, neomicina e quinoforma. IV. Entre os exames complementares para os pacientes com insuficiência venosa crônica é recomendado a realização do Índice de pressão tornozelo/braço (ITB). Para isso é necessário um esfigmomanômetro e um estetoscópio. Para o cálculo, divide-se o maior valor pelo menor, resultado inferior a 0,8 indica doença arterial.
O Sr Joaquim é portador de uma úlcera infectada na perna esquerda, que libera grande quantidade de exsudato. Diariamente, ele vai ao ambulatório para realização do curativo. Considerando as características da ferida, o produto utilizado será: