Filtrar


Questões por página:

As feridas crônicas têm acometido a população idosa no Brasil em virtude da associação com doenças crônicas descompensadas e têm se tornando uma grande demanda no serviço de atenção básica.

Sobre o cuidado de feridas crônicas, é INCORRETO afirmar que:

Sobre a classificação dos diversos materiais de curativo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) São descritos como curativos passivos, matriz de colágeno e matriz de celulose. ( ) Os curativos biológicos são classificados como curativos inteligentes. Incluem-se nesse grupo o filme transparente, a espuma polimérica e o hidrocoloide. ( ) Os curativo com princípios ativos são alginato, carvão ativado e placas de prata.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
As feridas crônicas são uma demanda contínua nos serviços de atenção básica. Sobre as coberturas especiais, analise as afirmativas a seguir:
I- O alginato de cálcio é muito utilizado em feridas rasas e secas, pois sua principal função é umidificar o leito da ferida. II- Os ácidos graxos essenciais mantêm o meio úmido e acelera o processo de granulação tecidual, além de poder ser associado a outras coberturas. III- O hidrocoloide estimula a angiogênese e o desbridamento autolítico e não requer troca diária. IV-A sulfadiazina de prata é recomendada exclusivamente para queimaduras e feridas que não se apresentam infectadas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
O Curativo é o tratamento utilizado para promover a cicatrização de ferida, proporcionando um meio adequado para este processo. Sua escolha dependerá do tipo e condições clínicas da ferida. O curativo que utiliza polímeros com 90 a 95% de conteúdo de água, ideais para desbridamento autolítico e apropriado para feridas superficiais com débito seroso elevado, como abrasões, locais de enxerto cutâneo e úlceras venosas com drenagem, é o de:
A classificação das feridas, embora variável, é importante instrumento para a avaliação das lesões, pois possibilita aos profissionais de saúde a determinação com precisão e rapidez das melhores condutas a serem adotadas de acordo com o tipo de lesão. Quanto à etiologia da lesão, uma ferida é classificada como corto-contusa quando: