Filtrar


Questões por página:

Os ferimentos que acometem a pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos adiposos e células são denominados ferimentos em tecidos moles.


Em relação ao atendimento pré-hospitalar dos ferimentos abertos, julgue os itens em V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:


( ) Nos ferimentos de olhos, é necessário compressão direta sobre os olhos, cobrir e proteger o globo ocular, estabilizar objetos cravados e nunca tentar removê-los.

( ) Em ferimentos na face, é necessário compressão direta para controle do sangramento, remoção de objetos transfixados na bochecha que possam causar risco de obstrução das vias aéreas e deve-se suspeitar de lesão adicional na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular).

( ) Em hemorragias nasais, devem-se manter abertas as vias aéreas, manter o paciente sentado com a cabeça inclinada para frente, apertando as vias nasais, aplicar gelo sobre a região.

( ) Em ferimentos no couro cabeludo, deve-se controlar a hemorragia por compressão direta do ferimento, não lavar e nem limpar a ferida para que não ocorra sangramento adicional, suspeitar de lesão adicional na cabeça (trauma cranioencefálico) ou no pescoço (trauma raquimedular), não pressionar com os dedos a ferida se houver suspeita de fratura no crânio.

As lesões cutâneas são as características mais proeminentes das condições dermatológicas. Elas variam em tamanho, formato e etiologia, podendo ser classificadas em primárias e secundárias.

Assinale a opção em que a correlação entre o tipo de lesão, a manifestação cutânea e a doença sistêmica é feita da forma correta.
Com relação às lesões cutâneas primárias é CORRETO afirmar que:
A prevenção de úlcera por pressão representa um cuidado importante de enfermagem e pode reduzir o tempo de internação, o custo e a morbimortalidade do paciente. Marque a alternativa que NÃO contempla um cuidado de prevenção de úlceras por pressão:
Marque a alternativa CORRETA. Paciente de 68 anos, do sexo feminino, cor branca, encontra-se acamada há 6 meses devido a um acidente vascular encefálico. Nesse período, em consequência da imobilidade, desenvolveu na região sacral uma lesão cutânea com perda total de tecido, bordas com presença de esfacelo e todo leito da ferida coberto por tecido enegrecido, seco e aderido. Baseado nestes dados, podemos afirmar que a paciente possui uma úlcera por pressão (UP) classificada como: