Filtrar


Questões por página:
A Assistência Farmacêutica no Brasil se consolidou como uma política pública. Assim, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (2004) limita-se a ações voltadas para a distribuição de medicamentos, sem incluir aspectos como pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos.
II. A Política Nacional de Medicamentos (1998) não inclui ações relacionadas à promoção de saúde ou ao acesso a medicamentos essenciais, focando exclusivamente na regulamentação da qualidade e segurança dos medicamentos.
III. A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (2004) enfatiza o uso racional de medicamentos e visa melhorar a qualidade de vida da população por meio da promoção, proteção e recuperação da saúde, considerando os medicamentos como insumos essenciais.
O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME. Entre esses medicamentos, incluem-se
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE contém informações sobre as atribuições do atendente de farmácia para a realização de boas práticas de atendimento ao público, no seu ambiente de trabalho:
É CORRETO afirmar que os entes federativos definirão os seguintes elementos, em relação às Regiões de Saúde:

Analise o trecho a seguir:


“A síndrome inflamatória de reconstituição imune (SIR) consiste em uma exacerbação da resposta TH1, resultando em agravamento de lesões preexistentes ou aparecimento de novos sinais e sintomas. Pode apresentar-se como linfadenomegalias acompanhadas de sinais flogísticos, que podem fistulizar, comprimir estruturas nobres ou perfurar órgãos (por exemplo, intestino). Após a introdução do Tratamento Antirretroviral - TARV, a SIR pode apresentar-se como um caso novo de tuberculose ou como piora clínica de pacientes em tratamento de TB (NAIDOO et al.,2012). É um fenômeno relativamente comum, podendo estar presente entre 8% e 43% dos casos no início do TARV (MÜLLER et al.,2010).”


Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/

manual_recomendacoes_c ontrole_tuberculose_brasil_2_ed.pdf.

Acesso em 10 de outubro de 2021.


De acordo com o Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar que: