Filtrar


Questões por página:
Farmacêutico no SUS é indispensável para atender todas as demandas e obrigações do ciclo da Assistência Farmacêutica (seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação) e, desse modo, garantir que o paciente tenha acesso aos medicamentos e insumos para o tratamento da diabetes mellitus e outras doenças. Com isso, assinale a alternativa incorreta.
Visualizar Questão Comentada
A seleção, distribuição e orientação dos medicamentos fazem parte da assistência farmacêutica e são sumariamente importantes para promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto no nível individual como no coletivo. Qual seria uma consequência em caso de uma orientação falha aos usuários?

Assinale a alternativa CORRETA a respeito do processo de atualização da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME):

Visualizar Questão Comentada
Um paciente de 62 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2, é atendido na Unidade Básica de Saúde. Ele faz uso dos seguintes medicamentos da RENAME: hidroclorotiazida 25 mg/dia, metformina 850 mg 2x/dia e glibenclamida 5 mg/dia. Durante a consulta, o farmacêutico identifica que o paciente apresenta episódios frequentes de hipoglicemia e queixa-se de tontura matinal. Verifica-se também que o paciente adquire medicamentos de diferentes farmácias populares, alternando marcas conforme a disponibilidade. Considerando a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2017), os princípios da Assistência Farmacêutica no SUS, a monitorização da farmacoterapia, os aspectos de metabolismo de medicamentos e os problemas relacionados a medicamentos (PRMs), assinale a alternativa correta:
Visualizar Questão Comentada
Um paciente idoso chega à farmácia com uma receita de um antibiótico, mas com queixa de que "já tomou esse remédio várias vezes para o mesmo problema e ele não faz mais efeito". Na visão do Uso Racional de Medicamentos, qual é a principal causa para a situação descrita pelo paciente?