Filtrar


Questões por página:
Em relação aos cuidados farmacêuticos na atenção básica, analisar os itens.

I. Para a Organização Mundial da Saúde, a farmacoepidemiologia refere-se à ciência e às atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos, ou de qualquer problema relacionado aos medicamentos, entre os quais podem ser destacados: desvios da qualidade de produtos farmacêuticos, erros de administração de medicamento, abuso e uso errôneo de produtos.
II. A clínica farmacêutica abriga serviços orientados ao uso racional de medicamentos, com a finalidade de obter resultados concretos de segurança e de efetividade do tratamento. Para isso, busca a otimização dos processos da farmacoterapia, entre os quais estão a seleção da terapêutica e a administração e adesão aos medicamentos pelo usuário.
III. Os serviços de clínica farmacêutica devem abranger um elenco de ações assistenciais nos pontos de atenção à saúde, ofertadas por meio de atendimento individual ou compartilhado com a equipe de saúde. Essas ações assistenciais podem incluir a dispensação de medicamentos, a orientação terapêutica ao usuário, o acompanhamento farmacoterapêutico, a revisão da farmacoterapia, a conciliação dos medicamentos e a avaliação e promoção da adesão terapêutica.

Está CORRETO o que se afirma:
A atenção farmacêutica é essencial para promover o uso racional dos medicamentos e evitar o uso inadequado dessas tecnologias em saúde. A interação medicamentosa estabelecida entre os medicamentos norfloxacina e o hidróxido de alumínio é conhecida pela formação de um complexo inabsorvível pelo trato digestivo humano formado pelo processo de:
Um dos grandes avanços no âmbito da saúde pública no Brasil foi a criação de normativas para o medicamento genérico. Segundo a legislação nacional, a velocidade e a extensão da absorção de um princípio ativo a partir de sua curva de concentração é indicada pela:
Determinadas pesquisas envolvendo medicamentos podem ser utilizadas para elucidar padrões de consumo populacionais. Os estudos transversais amplamente empregados em investigações epidemiológicas são também conhecidos como estudos de:
A dengue é uma virose febril atualmente endêmica e/ou epidêmica em vários países do mundo onde o vetor são mosquitos do gênero Aedes. Esta doença viral e outras em que vírus são transmitidos por artrópodes são denominadas: