Filtrar


Questões por página:
Com relação à pessoa do auditor contábil externo, podese afirmar que:

I. Deve ter formação em Contabilidade ou Administração e estar regularmente registrado nos órgãos fiscalizadores da profissão.

II. Quando possuir parentes até terceiro grau, que ocupem cargo em empresa-cliente auditada, ficará impedido de atuar na empresa como auditor.

III. O procedimento de segregação de funções permite que o processo seja desmembrado e realizado por mais de uma pessoa, mitigando o risco de ocorrência de fraudes ou erros.

É correto o que se afirma APENAS em
O auditor externo da empresa Ametista S.A. ao avaliar o valor dos estoques registrados nas demonstrações contábeis e o valor dos custos dos produtos vendidos, constatou que estavam sendo consideradas perdas por avaria e quebra de 10%. Ao verificar o processo produtivo e os estoques físicos não pode identificar os motivos que estavam gerando o registro. O procedimento de auditoria que poderia colaborar na confirmação dos saldos e quantidades seria

Um dos grandes problemas dos auditores reside no Risco de Auditoria, que consiste na probabilidade de que a conclusão ou opinião do auditor sobre as contas tomadas em conjunto seja diferente da realidade efetiva.

Esse risco decorre do Risco Inerente (RI), do Risco de Controle (RC) e do Risco de Detecção (RD), que devem ser analisados cuidadosamente para que o Risco de Auditoria seja minimizado, de forma a ficar dentro da margem de razoabilidade.

O Risco de Auditoria, sob o enfoque do modelo da AICPA, é apurado pela fórmula abaixo.



Considere que, na avaliação das Contas a Receber, o auditor anotou, nos papéis de trabalho, os seguintes percentuais de seu julgamento de valor sobre o risco auditoria:

2,8% para o risco de auditoria;
20% para o risco que mede a incapacidade do sistema evitar ou perceber um erro importante; e
40% para o risco de natureza da própria conta.

Adotando-se o modelo acima, a probabilidade de que o risco que permite prever erros importantes em contas individuais não identificados pelos testes se manifeste é

Os riscos de Auditoria Interna dizem respeito, diretamente, à atuação do auditor e, principalmente, à grande probabilidade de ele emitir opinião sobre a adequabilidade de procedimentos e demonstrações contábeis sem se aperceber dos possíveis erros contidos. Tais erros estão relacionados à possibilidade de que objetivos não sejam alcançados. Consequentemente, o auditor deve estar sempre atento aos riscos e, mais especificamente, à avaliação da fase mais adequada para fazer essa análise.

No que se refere à melhor fase para analisar os riscos de Auditoria, considere as afirmativas a seguir.

I - A fase de elaboração dos programas e papéis de trabalho constitui momento ideal para a análise de riscos.

II - A fase de execução da análise e avaliação dos controles internos é propícia para a análise de riscos de Auditoria.

III - A fase de planejamento dos trabalhos de Auditoria é adequada para a análise de riscos.

É correto o que se afirma em
Uma das áreas que devem ser estudadas com profundidade pela Auditoria Externa é a financeira. Nessa área, um dos problemas que podem ser detectados com o estudo aprofundado é referente