Filtrar


Questões por página:

Avaliação educacional é um ato eminentemente político, pois sempre está alicerçado e a serviço de um modelo de sociedade. O que denota constantes reflexões política-pedagógica sobre a avaliação do ensino-aprendizagem, em uma perspectiva emancipadora e numa visão pedagógica libertadora e epistemológica sócio-histórica que se concretiza numa dinâmica avaliativa mediadora do processo de desconstrução e reconstrução da práxis pedagógica.


Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/avaliacao-formativa-reguladora-intencionalidadecaracteristicas-e-principios%C2%B9/. Acesso em: 28/03/2021.


Nessa linha de pensamento, a avaliação da aprendizagem ancorada numa perspectiva formativa reguladora apresenta as seguintes características básicas:


I. A natureza classificatória, diversidade de instrumentos rígidos e intencionalidade política.

II. Instrucionista, hierarquização do conhecimento e quantificação do saber adquirido pelo aluno.

III. Atenção à eficácia, à quantificação dos dados para classificação do aluno.

IV. A natureza processual, a diversidade de instrumento e a intencionalidade educativa.

V. A natureza seletiva, competitividade e cumulativa.


É correto o que se afirma em:

Avaliar na Educação Infantil envolve:
I) Maneiras de documentação dos processos e vivências que são reveladoras, tanto dos caminhos percorridos pelas crianças como de nossas concepções como professoras e professores. II) Compreender que a ideia de avaliação não se dirige apenas aos fazeres da criança como produto final, mas ao processo como um todo. III) Considerar a inter-relação com as famílias, a administração das instituições e o contexto social e político.
A respeito da avaliação, assinale a alternativa correta.
A respeito da avaliação no processo de alfabetização, assinale a alternativa correta.

É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Os resultados deste modelo de avaliação servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.


O trecho acima descreve a avaliação: