Filtrar


Questões por página:
Avaliar é uma ação pedagógica guiada pela atribuição de valor apurado e responsável que o professor realiza das atividades dos alunos. Avaliar é também considerar o modo de ensinar os conteúdos que estão em jogo nas situações de aprendizagem. Assim,
I. avaliar implica conhecer como os conteúdos de arte são assimilados pelos estudantes a cada momento da escolaridade e reconhecer os limites e a flexibilidade necessários para dar oportunidade à coexistência de distintos níveis de aprendizagem em um mesmo grupo de alunos,
PORQUE
II. para isso, o professor deve saber o que é adequado dentro de um campo largo de aprendizagem para cada nível escolar, ou seja, o que é relevante o aluno praticar e saber nessa área.
Acerca das asserções, assinale a opção CORRETA.
A escola hoje ainda tem dificuldade em realizar a avaliação da aprendizagem do educando, e realiza seu exame, ou seja, denomina-se a prática de avaliação, mas, de fato, o que se realiza são exames. Historicamente, mudou-se o nome, porém não se alterou a prática. Compreendendo esse ponto de vista, verifique as características básicas a seguir:
I. desempenho final. II. democrático. III. pontual. IV. classificatório. V. seletivo. VI. inclusivo. VII. provisório. VIII. excludente. IX. diagnóstico.

As características voltadas à avaliação da aprendizagem como um processo contínuo e formativo estão nos termos em
Observe a imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: ilustração remixada de (SOUZA; OLIVEIRA,2020)
A prática de avaliação realizada pelo professor de Química, Sr. João Lucas, serve para investigar o que pode ser melhorado: a metodologia de ensino, as situações de aprendizagem, os projetos propostos, a conversação em aula, a relação entre os participantes, as condições materiais de estudo-ensino… e com um diagnóstico, podemos tomar providências objetivando um melhoramento. Para ele a avaliação precisa ser cotidiana, podendo ser realizada por meio das conversas em aula, pela troca de mensagens online, pelas manifestações espontâneas dos alunos, pela qualidade das atividades realizadas, ou pelas apresentações que os alunos fazem para a turma.
Segundo o relato, podemos inferir que a prática avaliativa do professor de Química, Sr. João Lucas, está baseada na avaliação
A avaliação deve ser um meio para professor e aluno caminharem rumo à aprendizagem. Sendo assim, o processo avaliativo deve servir como meio para saber o que o educando já aprendeu e o que lhe falta aprender. Nessa perspectiva, a avaliação deve ser exercida como
Assinale a assertiva que apresenta o órgão responsável por promover avaliações periódicas sobre o sistema educacional brasileiro.