Filtrar


Questões por página:
No processo avaliativo, a atitude do professor em “reinterpretar o insucesso e o erro para não fazer deles fontes de culpa ou castigo, [...], significa que se deve superar a perspectiva formal de entendimento da aprendizagem que a reduz a ‘erros e acertos’”. Para esta superação, se faz necessário que o professor compreenda que:
Acerca da constatação de que a prática da avaliação, muitas vezes, é atravessada por questões disciplinares, de controle dos alunos, de castigo de condutas sociais que os alunos apresentam dentro e fora das salas de aula, Cipriano Luckesi aponta que tal prática é:
De acordo com a teoria de Cipriano Carlos Luckesi (1998), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes da sociedade tendo em vista uma tomada de decisão; como um ato amoroso, no sentido de acolhedor, integrativo e inclusivo.
PORQUE
II. Avaliação deve ser um processo que favoreça de maneira incoerente o crescimento e a autonomia de quem é avaliado. Deve-se avaliar a ação docente como algo mecânico.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Em relação à avaliação na educação especial, é CORRETO o seguinte pressuposto:
Pensar na avaliação da aprendizagem em sala de aula fomenta diversas inquietações e discussões, pois nos direcionam a apontamentos que levam em consideração as três modalidades avaliativas: diagnóstica, formativa e somativa. Nesse contexto, o professor tem um papel fundamental, como mediador da aprendizagem em sala de aula. Sobre a avaliação escolar, assinale a alternativa CORRETA: