Questões de Concurso
Filtrar
60 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Teresina - PI
Disciplina:
Educação Física
A avaliação física realizada na Educação Física é importante para orientar o trabalho dos profissionais dessa área. A utilização de diferentes testes, promove o acompanhamento dos resultados de maneira coerente e concreta para se obter os melhores resultados com o menor espaço de tempo. Para que um teste possa ser usado na Educação Física, de maneira correta e segura, é necessário obedecer a três princípios:
Disciplina:
Educação Física
É consenso no ensino da Educação Física que as práticas da cultura corporal (danças, esportes, lutas, ginásticas etc.) e seus artefatos são consideradas textos da cultura, pois produzem e comunicam significados. Para uma melhor leitura e interpretação desses textos, é possível recorrer à leitura dos códigos de comunicação biológicos, sociais, cinéticos e culturais. Mediante essa ferramenta e tomando o samba e seus elementos enquanto prática imaterial da cultura brasileira, considere as afirmações abaixo referentes aos códigos de comunicação presentes em um desfile de escola de samba.
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de
Concurso:
Prefeitura de Maripá - PR
Disciplina:
Educação Física
A figura abaixo tem a representação de três formas de tálipes.

De cima para baixo, as três formas de tálipes são, respectivamente:
Concurso:
Prefeitura de Itaiópolis - SC
Disciplina:
Educação Física
Sobre os diferentes instrumentos e testes de avaliação da força, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Testes isocinéticos. (2) Testes isométricos. (3) Testes isoinerciais. (4) Testes de força máxima.
( ) Nestes testes, as contrações musculares são realizadas contra um objeto imóvel, sem que haja movimentação de articulações, resultando em um menor comprimento de fibra e alongamento de componentes elásticos do músculo. ( ) Envolvem medidas de torque, potência e trabalho em uma amplitude de movimento pré-determinada, seguindo uma velocidade constante. ( ) Refere-se à maior quantidade de carga externa que pode ser desenvolvida em um ciclo de alongamentoencurtamento. ( ) Envolvem ações musculares concêntricas e excêntricas, movimentando uma carga externa fixa contra a gravidade, com utilização de máquinas ou pesos livres, sendo também conhecidos como testes isotônicos.
(1) Testes isocinéticos. (2) Testes isométricos. (3) Testes isoinerciais. (4) Testes de força máxima.
( ) Nestes testes, as contrações musculares são realizadas contra um objeto imóvel, sem que haja movimentação de articulações, resultando em um menor comprimento de fibra e alongamento de componentes elásticos do músculo. ( ) Envolvem medidas de torque, potência e trabalho em uma amplitude de movimento pré-determinada, seguindo uma velocidade constante. ( ) Refere-se à maior quantidade de carga externa que pode ser desenvolvida em um ciclo de alongamentoencurtamento. ( ) Envolvem ações musculares concêntricas e excêntricas, movimentando uma carga externa fixa contra a gravidade, com utilização de máquinas ou pesos livres, sendo também conhecidos como testes isotônicos.
Concurso:
Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
Disciplina:
Educação Física
A agilidade é uma qualidade física muito valorizada em muitas modalidades esportivas. Para avaliação da agilidade dos atletas é possível mobilizar o teste: