Filtrar


Questões por página:
O processo de avaliação de imóveis urbanos é bastante complexo, para tanto, a fim de se obter um valor de imóvel adequado a realidade de mercado, deve-se analisar diferentes fatores e características do imóvel. São elementos que devem ser levados em consideração para a avaliação de terrenos loteados não industriais, EXCETO:
Existem diferentes métodos para se determinar o valor de um bem. No caso de imóveis urbanos, os métodos mais usuais são o comparativo direto de dados de mercado, o involutivo, o evolutivo e o método da capitalização da renda. A respeito destes métodos, analise as afirmativas a seguir:
I- O método comparativo direto de dados de mercado, identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra. II- O método involutivo identifica o valor de mercado do bem alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto. III- O método evolutivo identifica o valor do bem pelo somatório das parcelas componentes do mesmo, caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado deve ser considerado o fator de comercialização preferencialmente medido por comparação no mercado. IV- O método de capitalização da renda identifica o valor do bem com base na capitalização futura da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários hipotéticos estatísticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
De acordo com a avaliação de custos unitários básicos de construção (CUB) para a incorporação imobiliária e outras disposições, considerando os tipos de projetos-padrão para residências, é correto afirmar que
Na avaliação de uma edificação centenária com 200 m² de construção sobre um lote de terras de 600 m², o engenheiro responsável pelo laudo indicou que foi empregado o método evolutivo de avaliação devido à insuficiência de dados de mercado na região do avaliando. Nesse contexto, é correto afirmar que
mostrar texto associado
Se, durante perícia de análise de impactos em um contrato de obra da construção civil, o perito confirmar a ocorrência de desequilíbrio econômico financeiro no referido contrato, a avaliação deve, complementarmente, identificar e quantificar os impactos decorrentes, bem como suas possíveis causas e respectivos agentes causadores.