Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que completa, de acordo com Jussara Hoffmann, o que significa uma postura coerente com uma avaliação mediadora:
“Analisar teoricamente as várias manifestações dos alunos em ________________ (verbais ou escritas, outras produções), para acompanhar ________________que vêm formulando a respeito de determinados assuntos, em diferentes _________.”
Acerca da avaliação do processo educativo, Cipriano Luckesi propõe que a mesma tenha o caráter de uma avaliação participativa, que é entendida como:
Para Lück, “A avaliação institucional da escola consiste em um processo sistemático, abrangente e contínuo de observação, coleta e análise de dados, interpretação e julgamento da realidade e prática escolares, em seus desdobramentos e interações, tendo por objetivo contribuir para a melhoria contínua do trabalho educacional e seus resultados”. (LÜCK, H. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis: Vozes,2012.)
Acerca da avaliação institucional da escola, assinale a afirmativa correta.
Segundo Villas Boas, “Avaliação formativa é o processo pelo qual são analisadas continuamente todas as atividades em desenvolvimento e as desenvolvidas pelos estudantes, para que eles e os professores identifiquem o que já foi aprendido e o que falta ser aprendido, a fim de que se providenciem os meios para que todos avancem sem interrupções e sem percalços. (…) Uma das principais características da avaliação formativa é ser conduzida pelo próprio professor. Também os estudantes participam do processo: se avaliam e avaliam o trabalho desenvolvido. (VILLAS BOAS, B. M de F. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In: _____ (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus,2017.)
Considere as afirmativas sobre a avaliação do ensino/aprendizagem na perspectiva formativa e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrevista permite ao professor se certificar se o estudante aprendeu ou não os conteúdos, pois nela não há como ele “colar” ou trapacear. Para promover a cultura da autoavaliação, os estudantes devem necessariamente atribuir uma nota ao seu desempenho. ( ) Valoriza a avaliação informal, pois ela permite que o professor compreenda melhor cada aluno e o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que seja desenvolvida de maneira planejada e sistemática. ( ) O portfólio é uma coleção das produções do estudante, organizada por ele mesmo, com orientação do professor. Para que o aluno seja capaz de avaliar seu portfólio, é preciso que ele receba do professor um feedback e que, a partir dele, compare o seu nível atual de desempenho com o esperado. ( ) A observação permite ao professor investigar as características individuais e coletivas dos estudantes, com o objetivo de identificar os fatores que facilitam ou dificultam as aprendizagens. Os resultados da observação não devem ser convertidos em notas ou repassados aos alunos.
Assinale a sequência correta.
A avaliação institucional da educação brasileira é um processo de diagnóstico, análise e reflexão sobre a qualidade da educação oferecida pelas escolas e nas redes. Ela tem por objetivo identificar os pontos fortes e fracos da escola, para que sejam tomadas medidas de melhoria. A avaliação institucional pode ser feita por meio de diversos métodos, como questionários, entrevistas, observações e análise de documentos. É, ainda, um processo contínuo e permanente e constitui- -se em um instrumento poderoso que pode ajudar as escolas a melhorar a qualidade do ensino e a tornar a educação mais democrática e participativa. As políticas educacionais brasileiras conduziram a marcos importantes do processo de avaliação institucional, mesmo que indiretamente. São considerados exemplos deste tipo de avaliação:

I. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei nº 10.861, em 2004. Esse sistema foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil, englobando tanto as instituições de ensino quanto os cursos de jovens.

II. A Prova Brasil refere-se a uma das principais estimativas aplicadas no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Realizada desde 2005, avalia os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como do 3º ano do ensino médio.

III. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação aplicada no Brasil que objetiva avaliar o nível de alfabetização e letramento dos alunos ao final do 3º ano do ensino fundamental. Essa iniciativa foi criada em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC).

IV. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1998, com o objetivo inicial de avaliar o desempenho dos alunos ao final do ensino médio. Ao longo dos anos, o ENEM passou por uma transformação e ganhou novas funções e, além de avaliar o aprendizado dos alunos, também serve como acesso ao ensino superior.

V. Na década de 1930, a primeira iniciativa oficial de avaliação da educação básica foi a aplicação do “Exame de Estado”, criado em 1931. Esse exame tinha o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do ensino primário.

Está correto o que se afirma em