Filtrar


Questões por página:
De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2007) elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia o processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados: I. Levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado. Tal processo permite a escolha dos instrumentos/ estratégias mais adequados para a realização da avaliação psicológica. II. Coleta de informações pelos meios escolhidos (entrevistas, dinâmicas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, etc). É importante salientar que a integração dessas informações devem ser suficientemente amplas para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. É recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação. III. Integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais. Diante destas, o psicólogo pode finalizar o processo de avaliação. IV. Indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos e considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e propósito da avaliação. Assinale a alternativa CORRETA:
É INCORRETO afirmar sobre a avaliação psicológica:
Entende-se por psicodiagnóstico, EXCETO:
A avaliação da demanda, segundo Cunha (2000), deverá ser priorizada se o objetivo do psicodiagnóstico for feito de uma reflexão inicial. Os objetivos do psicodiagnóstico podem priorizar, EXCETO:
Entendendo todo o processo de avaliação psicológica, que há pouco tempo era limitada à utilização de testes isolados, assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE qual é a finalidade da avaliação psicológica: