Filtrar


Questões por página:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) com informações sobre rendimento escolar (aprovação).
Para o primeiro indicador (desempenho), calcula-se a proficiência média da escola, obtida a partir
Sobre as avaliações externas, informe a alternativa correta:
Sobre os instrumentos de avaliação nacional no Brasil, identifique qual das alternativas abaixo está incorreta:

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teóricometodológicos ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fim de atender aos normativos educacionais vigentes, a transição para as novas matrizes está acontecendo de maneira gradual. Analise as afirmativas abaixo em relação aos os principais marcos:

I.2005: a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.

II.2019: estudo-piloto para a avaliação da educação infantil; testes de língua portuguesa e de matemática para o 2º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC.

III.2021: implementação da avaliação da educação infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.

IV.2023: testes de linguagens e matemática para os 5º e 9º anos do ensino fundamental alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 5º ano do ensino fundamental alinhados à BNCC.

V.2025: testes para o ensino médio alinhados à BNCC.

Estão corretas as afirmativas:

No início da década de 1990, Guiomar Namo de Mello publica “Social‐democracia e educação: Teses para discussão" em que defende que o Estado responda pelas políticas sociais e levanta o lema “mais cidadania, melhor governo, menos Estado". Suas propostas já anunciavam a necessidade de uma reforma educacional, pois criticava a concentração de poder nos órgãos centrais, a ausência de mecanismos de participação, controle e fiscalização do ensino por parte da população e a falta de avaliação dos resultados escolares.

Os mecanismos de avaliações nacionais da Educação Básica, em larga escala, são tema recorrente até hoje, gerando índices e, até mesmo, impulsionando políticas de responsabilização docente. Assinale a alternativa que indica o primeiro sistema nacional de avaliação em larga escala de estudantes da Educação Básica.