Filtrar


Questões por página:
Dentre as micobactérias, a única espécie que não cresce em meios de cultura é

As MICROBACTÉRIAS podem ser separadas em gmpos de acordo com o tempo de crescimento, a temperatura ótima para que esse crescimento ocorra e a produção de pigmento quando exposta à luz. Sobre esse assunto, analise as afirmações.


I - Crescimento: - tempo necessário para colônias serem visualizadas a olho nu, em meio sólido, sendo consideradas Micobactérias de crescimento rápido as que ocorrem em menos de sete dias.

II - Pigmento - Micobactérias que produzem pigmento tanto no escuro quanto no claro são classificadas como scotocromogênicas.

III - Temperatura - Incubar em diferentes temperaturas quando o material clínico for de amostras de pele (25°C a 30°C).

IV Estas características (temperatura, pigmento e temperatura) podem ser observadas em culturas novas em meio de Lowenstein Jensen.


Está(ão) CORRETA(S)

Algumas condições desfavoráveis fazem com que as células vegetativas de alguns gêneros bacterianos produzam estruturas celulares metabolicamente inativas chamadas ENDOSPOROS. A formação do endosporo é denominada esporulação e ocorre em uma série sequencial de estágios de diferenciação celular. Qual das alternativas abaixo corresponde à sequência CORRETA dos estágios?

A colheita de espécimes clínicos é a primeira etapa do diagnóstico laboratorial e deve ser realizada corretamente, sob a pena de inutilizar todo o procedimento laboratorial posterior, pois amostras colhidas inadequadamente podem redundar em resultados falsos. Analise as afirmativas correspondentes a descrição das metodologias utilizadas para a colheita de espécimes clínicos para ensaios de micologia.


I - Pelos e Cabelos: nas tinhas inflamatórias do couro cabeludo e barba, o paciente deve estar pelo menos sete dias sem fazer uso de antimicrobianos e ao menos 24 horas sem lavar o local da lesão.

II - Unhas: nas onicomicoses que começam nas partes livres das unhas, deve-se coletar a porção correspondente a hiperceratose formada na porção distai da matriz ungueal.

III - Escamas de pele: após rigorosa anti-sepsia com álcool isopropílico a 70%, com auxílio de uma cureta dermatológica, raspar vigorosamente as bordas das lesões cutâneas mais recentes.

IV - Mucosas: utilizar “swab” estéril, coletando-se no mínimo, duas amostras de cada lesão encontrada sendo uma para o exame direto e outra para cultura.


Está(ão) CORRETA(S)

A sífilis, uma doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, determina lesões cutâneas polimorfas, podendo comprometer também outros sistemas, particularmente o cardiovascular e o nervoso. Analise as descrições seguintes, que se referem aos testes sobre essa patologia.


I - Teste VDRL (Venerai Disease Research Laboratory): Teste não treponêmico que detecta anticorpos antireaginas e baseiam-se no princípio da floculação após a ligação antígeno-anticorpo.

II - Teste RPR (Rapid Plasm Re agin): Teste não treponêmico que detecta anticorpos através de reações de floculação de uma suspensão antigênica, contendo, basicamente, cardiolipina, colesterol e lecitina.

III - Teste FTA-abs (Fluorescent Treponemal Antibody absorbition): Teste treponêmico realizado através da técnica de imunofluorescência indireta. O soro do paciente é tratado com um extrato de cultura de Treponema phagedenes que adsorve os anticorpos inespecíficos.

IV - Teste MHI (Microhemaglutinação Indireta): Teste não treponêmico que se baseia na aglutinação dos anticorpos do soro com hemácias de carneiro, previamente sensibilizadas.


Está(ão) CORRETA(S)