Filtrar


Questões por página:
Determinada empresa de varejo enfrenta desafios em sua competitividade de mercado devido a mudanças nas preferências dos clientes e aumento da concorrência. A diretoria da instituição realizou um planejamento estratégico, a fim de definir diretrizes e metas para os próximos cinco anos e, para tal, contratou uma consultoria especializada em metodologias estratégicas para ajudar nesse processo. O consultor foi informado que a empresa deve desenvolver uma tática. Considere a situação atual, avaliando os pontos fortes e fracos internos, além de oportunidades e ameaças externas. Além disso, deve-se envolver os principais executivos e funcionários-chave em todo o processo para obter uma perspectiva abrangente e alinhar a equipe com as metas estratégicas. É possível afirmar que a metodologia estratégica que o consultor deverá propor é:
Kaplan e Norton desenvolveram uma metodologia de medição e gestão de desempenho ligada intimamente ao planejamento estratégico. Sobre o Balanced Scorecard, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso nas afirmativas abaixo.
( ) A Perspectiva Financeira visa analisar aspectos relacionados à lucratividade e ao retorno sobre o investimento da organização. ( ) A Perspectiva da Aprendizagem refere-se a aspectos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços e, sobretudo, ao desenvolvimento de competências dos recursos humanos e a transferência de conhecimento para a organização. ( ) A Perspectiva dos Processos Internos utiliza-se de análise estatística, como por exemplo os relatórios do serviço de atendimento aos clientes, para avaliar se os níveis de qualidade exigidos pelos clientes estão sendo alcançados. ( ) A Perspectiva do Cliente inclui indicadores como satisfação, participação no mercado e a retenção de clientes, além da aquisição de clientes potenciais.
Assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA.
O sistema de avaliação de desempenho organizacional que leva em conta o fato de que os indicadores financeiros, isoladamente, não refletem perfeitamente a efetividade da organização, de tal forma que é necessário observar outras dimensões, tais como o grau de aprendizado e crescimento, os clientes e os processos internos do negócio, é denominado:
Assinale a alternativa que indica o papel do Balanced Scorecard (BSC) na gestão estratégica de uma organização.
Analise as afirmativas a seguir:

I. As atividades de gestão estratégica compreendem, além do planejamento estratégico, a implementação, o monitoramento e a avaliação da estratégia para aprimorar o alcance da missão, o cumprimento das metas e a aprendizagem organizacional. A gestão estratégica usa os resultados das atividades de planejamento e orçamento como insumos para definir os produtos e serviços, melhorar os processos internos, aperfeiçoar as estruturas, desenvolver as competências e alocar os recursos necessários para alcançar os objetivos estratégicos da entidade.

II. A avaliação da cultura depende de pesquisas bem desenhadas, que devem distinguir claramente os valores básicos compartilhados pelos funcionários e suas percepções do sistema existente (clima). Os principais instrumentos utilizados para a avaliação da cultura organizacional são as matrizes de probabilidade e impacto, os gráficos de tornado e as análises patrimoniais.

III. No Balanced Scorecard, a perspectiva dos processos internos analisa o trabalho desenvolvido pelos servidores para criar e entregar a proposta de valor aos usuários dos serviços. Monitorar continuamente esses processos é uma forma de dificultar o alcance dos resultados da organização e distanciar-se dos objetivos determinados. A identificação e o diagnóstico desses processos, por outro lado, são fundamentais para definir as competências-chave das pessoas e determinar as necessidades de tecnologia, de informação e de recursos para executar as atividades da organização.

Marque a alternativa CORRETA: