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Questão Anulada

Em Metodologia do Ensino de Educação Física, Soares et al. (1992) apoiam-se na pedagogia histórico-crítica para afirmar uma teleologia voltada à formação de indivíduos críticos, engajados na transformação social e comprometidos com a classe trabalhadora. Partindo do conhecimento da cultura corporal empregado nesta abordagem pedagógica, a teleologia, segundo Soares et al. (1992), é:

Durante uma trilha em ambiente montanhoso, um praticante percebe uma dificuldade respiratória devido à redução da pressão atmosférica. Analise as afirmações e assinale com V para verdadeiro e F para falso.


( ) A redução da pressão atmosférica em ambientes elevados pode causar desconforto respiratório.

( ) A respiração torna-se mais fácil em altitudes elevadas devido ao ar rarefeito.

( ) O aumento da altitude não afeta o transporte de oxigênio para os tecidos musculares.

( ) A aclimatação progressiva pode ajudar o organismo a se adaptar às condições de baixa pressão atmosférica.

( ) O desconforto respiratório em ambientes montanhosos não tem relação com a fisiologia do exercício.


Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE os verdadeiros e falsos:

Com relação à história e ao conceito da educação física como componente do currículo escolar, analisar os itens.



I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em 1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras, atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do Brasil, para competições de alto rendimento.


II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física tecnicista, com influências humanistas. Projetos como Esportes Para Todos priorizam a participação, e a psicomotricidade destaca a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o motor.


III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu permitindo aos professores considerarem não só a biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma compreensão humana. Isso levou ao surgimento da abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao conhecimento para as classes trabalhadoras.


IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de educar não está diretamente vinculado a outras esferas das relações sociais.



Está CORRETO o que se afirma:

Com relação à história e ao conceito da educação física como componente do currículo escolar, analisar os itens.



I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em 1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras, atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do Brasil, para competições de alto rendimento.


II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física tecnicista, com influências humanistas. Projetos como Esportes Para Todos priorizam a participação, e a psicomotricidade destaca a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o motor.


III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu permitindo aos professores considerarem não só a biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma compreensão humana. Isso levou ao surgimento da abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao conhecimento para as classes trabalhadoras.


IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de educar não está diretamente vinculado a outras esferas das relações sociais.



Está CORRETO o que se afirma:

“A partir da década de 80 surgem os chamados Movimentos Renovadores da Educação ou Progressistas, no âmbito da Educação Física Brasileira, buscando dar um novo significado a essa disciplina na escola [...] (BRACHT,1999; DARIDO,1999).”
Ante a descrição acima surgem várias abordagens, cada uma com suas especificidades, mas convergindo para um mesmo ponto, propondo: