Questões de Concurso
Filtrar
180 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 36
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cururupu - MA
Disciplina:
Educação Física
O basquete foi criado em 1891 por James Naismith como uma alternativa para manter os alunos ativos durante o inverno. Em que contexto social e geográfico essa criação ocorreu.
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Educação Física
Médico considerado o 'pai do paradesporto', estudava e ajudava pessoas acamadas ou em cadeiras de rodas. Além de utilizar a fisioterapia no tratamento, pensou em usar o esporte para motivar esses pacientes, iniciando com arremessos de bola para exercitar os membros superiores. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, organizou competições de arco e flecha e basquete em cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. Fundou a Federação Inglesa de Esportes para Pessoas com Deficiência em 1961, ano em que também assumiu a presidência da Sociedade Médica Internacional de Paraplegia. Em 1965, em Barcelona, na Espanha, fundou o Instituto que leva seu nome − o primeiro hospital especializado em neurorreabilitação para pessoas com lesão medular e danos cerebrais." (Bailey, S. (2008). Athlete First: A History of the Paralympic Movement. John Wiley & Sons)
A descrição acima está relacionada a:
A descrição acima está relacionada a:
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
As práticas avaliativas na Educação Física escolar têm evoluído significativamente ao longo da história, refletindo as mudanças nas concepções de educação, corpo e movimento. Inicialmente, a avaliação na Educação Física era fortemente influenciada por modelos biologicistas e higienistas, com ênfase na mensuração da aptidão física e do desempenho motor. As práticas avaliativas na Educação Física, como apontado, historicamente estiveram vinculadas a interesses sócio-políticos que direcionavam os objetivos de ensino e avaliação. Compreender esse contexto é crucial para formular perspectivas avaliativas mais abrangentes e eficazes. Considerando a influência do contexto sócio-político nas práticas avaliativas da Educação Física escolar, a compreensão dessa relação é fundamental pois:
Concurso:
Prefeitura de Bebedouro - SP
Disciplina:
Educação Física
"Brincadeiras, danças e cantigas de roda, conforme Wiggers (2005) fazem parte daquilo que se convencionou chamar de cultura corporal infantil. Como construção cultural de um determinado grupo, como fator distintivo das suas gentes, é possível afirmar que essas práticas corporais constituem-se, antes de qualquer coisa, em um fator de":
[NEIRA, M. G. Valorização das identidades: A cultura corporal popular como currículo multicultural da Educação Física − Motriz, Rio Claro, v.13, n.3 p.174?180 jul./set.2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/820/885].
[NEIRA, M. G. Valorização das identidades: A cultura corporal popular como currículo multicultural da Educação Física − Motriz, Rio Claro, v.13, n.3 p.174?180 jul./set.2007. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/viewFile/820/885].
Concurso:
Prefeitura de Sobradinho - BA
Disciplina:
Educação Física
Questão Anulada
Em Metodologia do Ensino de Educação Física, Soares et al. (1992) apoiam-se na pedagogia histórico-crítica para afirmar uma teleologia voltada à formação de indivíduos críticos, engajados na transformação social e comprometidos com a classe trabalhadora. Partindo do conhecimento da cultura corporal empregado nesta abordagem pedagógica, a teleologia, segundo Soares et al. (1992), é: