Filtrar


Questões por página:
Na atual sociedade brasileira, o enfrentamento às expressões da questão social tem se dado basicamente por meio de:
Rosa, de 63 anos de idade, mora no município de Oiapoque. Com ela residem: seus dois filhos, sendo um solteiro e o outro casado; seu marido, José; sua mãe, Laura; seu irmão e um enteado, ambos solteiros; e sua nora. A renda da família provém do benefício de prestação continuada (BPC) de José e do salário mínimo que Rosa recebe por trabalhar como atendente em uma loja. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta, considerando as condições sociais e econômicas da família de Rosa e os direitos da família em relação ao BPC.

Sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é um programa de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, avalie os itens a seguir.


I. Prevê transferências de renda.

II. Admite trabalho social com famílias.

III. Compreende serviços socioeducativos para crianças e adolescentes em situação de trabalho.


Está correto o que se afirma em

Sobre as condições para que os idosos recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), analise as afirmativas a seguir.

I. No caso de casal de idosos, ambos poderão receber o benefício social.

II. A renda familiar per capita dos idosos deve ser inferior a 1/2 salário mínimo.

III. Os idosos aptos a receberem o benefício devem ter mais de 70 anos.

Assinale:
Os benefícios eventuais integram o conjunto de proteções da política de assistência social, de caráter suplementar e temporário, para os cidadãos que não têm condições de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a sua manutenção e sobrevivência. Constitui-se como benefício eventual