Filtrar


Questões por página:


Nos climogramas A e B, as colunas representam as médias mensais de precipitação e as linhas representam as médias mensais de temperatura. Nos estudos de ecologia vegetal, o índice de chuvas e as variações de temperatura determinam as formações vegetais características dos diversos biomas no planeta. A partir dos climogramas acima, assinale a alternativa que apresenta os biomas associados aos valores representados.
O Brasil é considerado como um dos países com maior biodiversidade biológica por abrigar mais de 10% das formas de vida do planeta. Toda essa riqueza está distribuída em diferentes ecossistemas existentes no País e o cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, está entre os biomas com maior diversidade florística do planeta, com mais de 6.000 espécies de plantas vasculares já registradas. Isto se deve a um mosaico de formações vegetais. O referido bioma vem sofrendo com a pressão agrícola extrativista e urbana, sendo considerado como um substrato para a expansão dessas atividades. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa correta.
Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais brasileiros. Um exemplo recente e de maior impacto foi a construção do porto de Suape, no Recife, que suprimiu aproximadamente 3 hectares de mangue. Uma das consequências mais desastrosas é o grande número de ataques de tubarão na costa pernambucana, além da elevada mortandade dos peixes protegidos por lei. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que os manguezais

Atente para o seguinte excerto: “Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas. Quase um quarto de todos os peixes de água doce do mundo ‒ mais precisamente 23% ‒ estão nos rios brasileiros. Assim como 16% das aves do planeta,12% dos mamíferos e 15% de todas as espécies de animais e plantas”.

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/08/19/importa ncia-do-brasil-na-biodiversidademundial-e-maior-do-que-se-pensava-dizemcientistas.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=shar e-bar-smart&utm_campaign=share-bar


Com base nessas informações, analise as seguintes proposições acerca dos ecossistemas brasileiros:

I. A Mata Atlântica e a Floresta Amazônica são tipos de vegetação que apresentam fisionomia florestal, possuem até cinco estratos: árvores emergentes, dossel, lianas, epífitas, sub-bosque, e têm a distribuição vertical e horizontal de luz como um fator limitante.

II. O Cerrado é um dos hotspots de biodiversidade do planeta por ser extremamente diverso e altamente ameaçado, congrega um conjunto diverso de fitofisionomias características do Brasil central: campo limpo, campo sujo, cerrado sensu stricto, cerradão, florestas de galeria e outros.

III. A Caatinga é uma vegetação decídua espinhosa exclusivamente brasileira, que possui uma pobre biodiversidade quando comparada a outras regiões de clima semiárido, tendo sido contabilizado somente na caatinga sensu stricto cerca de 1.700 espécies de plantas, das quais 318 são endêmicas.

IV. Os Pampas estão sob influência de estações alternadas chuvosas e secas, solos pobres em nutrientes, altas concentrações de alumínio e fogo. As adaptações das plantas incluem sistema radicular profundo, xilopódio, estruturas lignificadas, folhas espessas e cutícula proeminente.


É correto o que se afirma em

Chove pouco em quase toda a região fitogeográfica da Caatinga, geralmente de 3 a 5 meses por ano, com totais anuais entre 350 e 800 mm/ano em média. Assinale a opção que corresponde a causa(s) da escassez de chuva na maior parte do Nordeste brasileiro.