Filtrar


Questões por página:

A respeito da interação entre seres vivos e de ecossistemas no Brasil, julgue o próximo item.

Um ecossistema que apresente árvores com folhas decíduas, plantas com poucas folhas e muitos espinhos, répteis como a cascavel e aves como o carcará pode ser encontrado na caatinga brasileira.

No mês de Junho de 2012, a Cidade do Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, chamada Rio +20, que trouxe discussões sobre dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. Esse encontro reflete a necessidade de se discutir questões voltadas à manutenção da base de recursos naturais em um ecossistema associado ao desenvolvimento econômico e social. Durante a conferência foi abordada, entre outros temas, a necessidade de ações voltadas à preservação da Floresta Amazônica. Dados que fazem parte do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstram que só no primeiro trimestre de 2012 a Amazônia perdeu 389 km2 de floresta. Esse número representa quase o triplo do registro do mesmo período do ano passado, quando uma área de 135 km² de mata foi derrubada.

A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
Dentre os diferentes biomas brasileiros, para efeitos didáticos, seis deles são considerados os maiores, em extensão, e os mais importantes. Dessa forma, estes passam a englobar outros biomas menores. Assinale a alternativa que indica em qual bioma maior está “incluída” a Mata de Araucárias, presente na região Sul do país.
A Caatinga é um bioma que se concentra na região Nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 10% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do Norte de Minas Gerais. Sobre o bioma Caatinga, marque a alternativa INCORRETA.
mostrar texto associado
As ações voltadas à conservação do patrimônio espeleológico e da fauna ameaçada de extinção devem ser integradas às políticas de incentivo ao turismo.