Filtrar


Questões por página:
Relacione o eixo do corpo humano de acordo com sua descrição.

I. Eixo longitudinal
II. Eixo sagital
III. Eixo transversal

A- Une o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo.
B- Une o centro do plano superior ao centro do plano inferior.
C- Une o centro do plano dorsal ao centro do plano ventral.
A compreensão da diferença entre aprendizagem e performance motora é fundamental para o estudo do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades motoras. Schmidt e Lee (2016) abordam essa distinção de forma clara e abrangente. Analise as afirmações a seguir, considerando os conceitos apresentados pelos autores e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__) A Teoria do Esquema propõe que, após a execução de um movimento, quatro informações são armazenadas brevemente: as condições iniciais, os parâmetros do programa motor generalizado, as consequências sensoriais da resposta e o resultado do movimento.
(__) O esquema de recordação é responsável pela produção do movimento, enquanto o esquema de reconhecimento avalia a correção do movimento.
(__) A prática variada é menos eficaz para a aprendizagem, pois dificulta a formação de um esquema motor consistente e, consequentemente, prejudicando a aprendizagem
(__) A Teoria do Esquema enfatiza a importância da prática constante da mesma variação do movimento.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
O desenvolvimento motor é um processo complexo e contínuo que ocorre ao longo da vida, envolvendo mudanças nas habilidades de movimento. Gallahue e Ozmun (2013), em sua obra "Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos", descrevem as habilidades motoras fundamentais como blocos construtores para movimentos mais complexos, classificando-as em três categorias principais: habilidades de estabilização, locomoção e manipulação.
De acordo com Gallahue e Ozmun (2013), assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um exemplo de habilidade de estabilização, habilidade de locomoção e habilidade de manipulação.
Alguns testes podem ser realizados para avaliar o comprimento dos músculos posteriores da coxa. Assinalar a alternativa que contenha testes coerentes para esse objetivo.

Sobre os elementos básicos da psicomotricidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Esquema corporal.

(2) Lateralidade.

(3) Estruturação espacial.

(4) Orientação temporal.


( ) É a capacidade de situar-se em situações que envolvem, por exemplo, sucessão de acontecimentos e duração de intervalos.

( ) É a orientação e estruturação do mundo exterior, referindo-se primeiro ao “eu referencial”, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.

( ) Corresponde a dados neurológicos e é influenciada por certos hábitos sociais, que irão definir a dominância lateral.

( ) É uma representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.