Filtrar


Questões por página:

A incidência do diabete vem aumentando de modo alarmante nos países em desenvolvimento, tanto em adultos quanto em adolescentes. O monitoramento clínico da doença e a avaliação da presença de complicações crônicas é fundamental para o sucesso da terapia.

Considerando a afirmação anterior analise as afirmativas abaixo:
1. O primeiro exame a ser solicitado nos pacientes com suspeita clínica de diabete melito, e utilizado para definir o diagnóstico é a glicose plasmática. Para o acompanhamento do diabete melito deve ser dosada em intervalos regulares.2. O principal interferente da determinação da glicose plasmática é a não separação do plasma das células sanguíneas, o que acarreta aumento progressivo dos níveis de glicose (3-5% por hora em temperatura ambiente). O uso de tubos com fluoreto de sódio previne esse processo.3. O teste de tolerância à glicose é indicado para pacientes com glicemia de jejum alterada, mas sem diagnóstico de diabete melito, para pacientes com história de macrossomia e para o diagnóstico do diabete melito gestacional.4. Entre as complicações crônicas do diabete melito, podem ser destacadas a retinopatia, a nefropatia, a neuropatia e a cardiopatia isquêmica. A medida da microalbuminúria é recomendada para rastreamento e seguimento da nefropatia diabética. Pode ser dosada em urina de amostra, em urina de 24 horas ou em urina com tempo marcado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As dislipidemias raramente causam sintomas ou sinais clínicos, requerendo exames laboratoriais para sua detecção.
Assinale a alternativa correta sobre as dislipidemias e sua avaliação laboratorial.
Marque a opção CORRETA a respeito das técnicas utilizadas em laboratório de análises clínicas.
Visualizar Questão Comentada
Sobre a técnica de eletroforese seus princípios e variações é CORRETO afirmar que
Visualizar Questão Comentada
Os lipídeos são incapazes de circular livremente pelo sangue, sendo necessário um meio de transporte que permita sua distribuição aos órgãos e tecidos. Os lipídeos de cadeia longa necessitam de conversão em triglicerídeos para serem transportados pelas lipoproteínas. Assinale a alternativa correta.