Filtrar


Questões por página:
Idosa de 78 anos foi admitida em sala de emergência com alterações clínicas como distensão abdominal, dor em região lateral direita do abdômen à palpação, icterícia, cólicas abdominais, cansaço e dificuldade para alimentar-se. Após o exame clínico, o médico apresenta suspeita de um quadro de insuficiência hepática severa e solicita, ao laboratório, exames específicos para quadros de insuficiência hepática, querendo buscar confirmação laboratorial do caso. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os exames mais indicados para o caso apresentado.

Sobre as enzimas, vitaminas, pigmentos, hormônios e proteínas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Cobalamina: necessária para eritropoiese e para o metabolismo de ácidos graxos e ácidos nucleicos, bem como para o bom desenvolvimento do sistema nervoso.

II. Colecalciferol é responsável pela homeostase do cálcio.

III. Hemossiderina, pigmento ferroso, amarelo-escuro, encontrado em fagócitos e excretado pela urina, especialmente na hemocromatose e na hemossiderose.

IV. Ceruloplasmina é a principal proteína carregadora do alumínio plasmático.

V. Ferritina é responsável por degradar o ferro intracelular, protegendo a célula dos efeitos tóxicos do metal livre e destruindo uma reserva de ferro não necessária rapidamente.

VI. Estradiol é um hormônio sexual responsável pela manutenção dos tecidos reprodutivos femininos

A gasometria é o exame que visa analisar os gases sanguíneos sendo de suma importância para o paciente, principalmente em casos de urgência/ emergência. Quando o médico precisa analisar a hematose do paciente, é necessária a coleta de uma amostra específica. Qual amostra deve ser coletada?
A dosagem de bilirrubinas é de grande importância para o auxílio diagnóstico de doenças hepáticas. Assim como nas demais dosagens bioquímicas, é possível realizar essa aferição através de métodos automatizados ou métodos manuais. Um dos métodos manuais utilizados para a dosagem de bilirrubinas é o método de Malloy-Evelyn, que utiliza o ácido sulfanílico na produção do seu principal reativo, que é o reativo de
Mulher de 42 anos foi atendida em ambulatório de obesidade devido ao aumento de peso nos últimos meses. Nesse ambulatório, após avaliação clínica do médico endocrinologista, suspeitou-se que a paciente era portadora de diabetes mellitus, sendo resistente à insulina, portanto diabética tipo II. Diante dessa suspeita, o médico solicitou à paciente a realização do exame de sangue HOMA (homeostasis model assessment), para auxiliar na exclusão de possíveis doenças associadas. Assinale a alternativa que apresenta as dosagens necessárias para o estabelecimento do índice HOMA-IR.