Filtrar


Questões por página:
O metabolismo da glicose é de suma importância para entendimento de diversas doenças que podem ser atendidas em hospitais e ambulatórios, sendo essa molécula de importância vital como fonte de energia para as células. Uma das vias do metabolismo da glicose apresenta reações enzimáticas sequenciais específicas não dependentes de oxigênio que, ao final, apresentam como produto o lactato e um saldo de 2 moléculas de ATP. Assinale a alternativa que apresenta o nome da via glicolítica anaeróbia, que é fonte de energia das hemácias.
Para a prevenção de pragas no cultivo de uvas finas, utiliza-se, no sul do Brasil, a administração de organofosforados, sendo esse defensivo agrícola responsável por casos de envenenamento acidental dos produtores. Quando admitidos em serviços hospitalares, pacientes que passaram por casos de envenenamento por organofosforados apresentam aumento de qual enzima hepática?

Sobre as dosagens de proteínas totais e frações, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. A dosagem de proteínas totais e frações pode ser realizada para determinar o estado nutricional de pacientes e também na pesquisa de distúrbios renais e hepáticos.

II. A albumina é sintetizada pelo fígado e sua dosagem encontra-se diminuída em cerca de 10% durante os últimos meses da gestação.

III. Pacientes com mieloma múltiplo podem apresentar aumento na dosagem de proteínas.

IV. Dentre os casos onde a dosagem de proteínas está diminuída, é possível citar: hiperhidratação, cirrose, insuficiência cardíaca, leishmaniose visceral, artrite reumatoide, deficiência de cálcio, deficiência de vitamina D e hipertireoidismo.

(Concurso Milagres/2018) A técnica de separação de partículas de acordo com as cargas elétricas e pesos moleculares, que permite a separação de moléculas orgânicas como DNA e RNA pela migração destas em um gel durante a aplicação de um potencial elétrico, denomina-se:
(Concurso Milagres/2018) Analise as três afirmações abaixo sobre Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE): I – Dissolve-se em um solvente a amostra a ser observada e introduz-se na coluna cromatográfica (fase estacionária). Com o bombeamento de um solvente com vazão constante, os componentes da mistura são deslocados através da coluna, que se distribuem entre as duas fases de acordo com as afinidades. II - Substâncias com maior afinidade com a fase estacionária deslocam-se mais lentamente. As substâncias com pouca afinidade com esta fase movem-se mais rapidamente, e ao sair da coluna, os componentes passam pelo cromatograma. III - CLAE é usada para observação de compostos não voláteis ou instáveis termicamente, onde a cromatografia gasosa não pode ser utilizada, sendo considerado, portanto, amplo o campo de aplicação de CLAE, já que a maioria dos compostos possuem essas características. Assinale a alternativa correta: