Filtrar


Questões por página:
O Ministério da Saúde estabelece normas técnicas para o processamento de artigos e superfícies em estabelecimento de saúde.
I. No mecanismo de transmissão de infecção nos hospitais, as mãos contaminadas do pessoal hospitalar atuam como importante meio de disseminação. II. As autoclaves são equipamentos que se utilizam de vapor saturado para realizar o processo de esterilização. III. As superfícies fixas (pisos, paredes, tetos, portas, mobiliários, equipamentos e demais instalações) representam risco significativo de transmissão de infecção na área hospitalar. IV. O quaternário de amônia é indicado para desinfecção de baixo nível e para superfícies e equipamentos em áreas de alimentação. V. Independentemente do processo a ser submetido, todo artigo deverá ser considerado como ‘contaminado’, sem levar consideração o grau de sujidade presente.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as afirmativas a seguir sobre a prática de higiene das mãos em serviços de saúde e marque (V) VERDADEIRAS e (F) FALSAS.
( ) A higienização simples das mãos deve ter duração mínima de 40 a 60 segundos.
( ) Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue, outros fluidos corporais ou após uso do banheiro devem ser higienizadas com preparação alcoólica.
( ) A fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica é a aplicação de preparação alcoólica nas mãos para reduzir a carga de microrganismos com a necessidade de enxágue em água e secagem com papel toalha ou outros equipamentos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Leia as afirmativas a seguir. São fatores de risco para o desenvolvimento de doença infecciosa, devido a acidente com exposição a material biológico.
I. Tipo de acidente e de exposição. II. Tipo e quantidade de fluido e tecido. III. Susceptibilidade do trabalhador exposto. IV. Manuseio e descarte inadequado de material perfurocortante.

Marque a opção que apresenta as afirmações CORRETAS.
A Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS) tem a missão de coordenar a elaboração e a formulação de diretrizes e normas de biossegurança no âmbito do Ministério da Saúde e estimular a integração de ações dos diversos entes do Sistema Único de Saúde - SUS, nas questões de biossegurança. As principais atribuições da CBS consistem em
Biossegurança pode ser definida como condição de segurança biológica alcançada por meio da aplicação de princípios, tecnologias e ações destinadas a prevenir, reduzir, controlar ou eliminar riscos inerentes às atividades, exposição não intencional ou disseminação acidental de agentes biológicos e derivados que possam conter riscos à saúde humana, animal, vegetal e ambiental. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa CORRETA.