Filtrar


Questões por página:
Os presidentes do Brasil e dos outros países-membros do Mercosul resolveram suspender este país provisoriamen­te do bloco alegando que o então presidente Fernando Lugo foi destituído ferindo a ordem democrática.

O país a que se refere o texto é
mostrar texto associado
Na atualidade, a crise econômica se acentua em alguns países integrantes da União Europeia, como Grécia, Portugal e Espanha, países cujos governos se recusaram a tomar medidas como as citadas no texto, em face da pressão da opinião pública.
mostrar texto associado
A constituição de blocos econômicos, a exemplo da União Europeia e do MERCOSUL, é característica marcante do atual estágio da economia mundial, a globalização, marcada pela ampliação da capacidade produtiva, dos mercados e da competitividade entre os agentes econômicos mundiais.
mostrar texto associado
A União Europeia atravessa acentuada crise, que atinge sobretudo países como Grécia, Espanha e Portugal. O abandono do euro como moeda única por esses países foi decisão tomada no auge da crise com o objetivo de tentar impedir o colapso das demais economias do bloco.
Em fevereiro de 2010, os presidentes dos países da América Latina e do Caribe aprovaram, em Cancun, no México, a criação de novo bloco para representar todas as nações da região. O organismo se chamaria, temporariamente, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, devendo iniciar suas atividades a partir de julho de 2011. O bloco terá entre seus princípios promover o respeito ao direito internacional e à igualdade dos Estados, evitar o uso de ameaça de força e trabalhar a favor do meio ambiente na região. Além disso, o organismo deverá promover a integração política da região e o diálogo com outros blocos. (OESP, 23/2/2010)

Considere as afirmações:

I. O novo bloco excluiu os EUA e o Canadá e ainda não incluiu Honduras.

II. Cuba não aceitou participar do bloco porque foi aceita como membro da OEA em 2009.

III. As lideranças presentes concordaram com a criação do novo bloco regional, mas divergiram sobre se ele deve ou não substituir a OEA, que para alguns é um organismo incapaz de resolver as disputas regionais.

Está correto o que se afirma APENAS em