Filtrar


Questões por página:
Na periodização adotada por Ernani Silva Bruno em História e tradições da cidade de São Paulo (1954), o lapso temporal que vai de 1828 a 1872 transforma a capital paulista em
No relatório que o ministro do Império José Inácio Borges submeteu à apreciação da Assembleia Geral Legislativa, em 1836, referiu-se às assembleias provinciais nos seguintes termos: Com quanto estes Corpos deliberantes tenhão preenchido a expectação da Nação, pelo que respeita a providencias, e remedios locaes, que nem a Assembléa geral, nem o Governo central poderião acautelar, com tudo algumas tem exorbitado das raias que lhes marcou o Acto Addicional das reformas á Constituição, legislando sobre materias, que aquelle Acto não lhes confiou.

A observação alude

Leia o trecho a seguir.

“Em 1972, ano do Sesquicentenário da Independência, quando os restos mortais de D. Pedro I foram trasladados de Portugal para o Brasil, o povo pernambucano, tendo à frente o Instituto Histórico e Arqueológico, pediu que o navio passasse ao largo. O desejo foi atendido. Pelo menos nesse pedaço do Brasil, não havia motivos para prestar homenagens ao imperador.” GOMES, Laurentino.1822. Rio de Janeiro. Nova Fronteira,2010. p.234.

A Confederação do Equador, liderada pela província de Pernambuco, é uma das maiores demonstrações de insatisfação com o governo imperial de D. Pedro I.

A esse respeito, são atitudes tomadas por D. Pedro I, EXCETO:

Quase um ano após o Grito do Ipiranga (1822), a Província do Maranhão ainda se mantinha leal a Portugal e se recusava a aderir ao movimento de independência de D. Pedro I.

A respeito do processo de adesão do Maranhão à independência do Brasil, assinale a afirmativa correta.

Uma grave crise que atingiu o país devido a um conjunto de razões, tais como:
– A dissolução da Assembleia Constituinte. – O déficit da balança comercial, quando os gastos com as importações foram maiores que os gastos com as exportações. – A queda no preço dos produtos primários, como algodão, couro, cacau e fumo, vítimas da concorrência mundial. – A emissão desenfreada de moedas de cobre, ocasionando aumento generalizado dos preços de alimentos e aluguéis. – Os pedidos de empréstimo aos banqueiros ingleses e a decretação da falência do Banco do Brasil. – A insuficiência das rendas obtidas pelo governo por causa da taxa de apenas 15% cobrada dos produtos importados desde 1810.
(Disponível em: http://www.ufjf.br/economia/files/2008/08/apresentacoes_FEB.pdf.)
Todos os itens anteriormente relacionados referem-se especificamente ao contexto: