Filtrar


Questões por página:
“Interrompemos nossa programação para a apresentação do horário eleitoral gratuito” Essa frase na população brasileira provoca reações variadas de xingamentos, comentários jocosos ou acaloradas discussões acerca da política nacional integrando a cultural nacional, assim como os candidatos desfilam discursos orientados por marqueteiros supostamente especializados em seduzir o eleitor e tendo no consultor de imagem a segunda pessoa mais importante da campanha depois do candidato. Em relação a história no tempo, o fato das eleições e do voto, bem como das propagandas políticas, do imaginário da época e os discursos inflamados sobre política ao longo da história, analise os itens abaixo:
06. Apesar de a Constituição de 1824 não proibir explicitamente, mulheres e escravos não tinham direito ao voto. Os libertos podiam votar nas eleições de primeiro grau. Existia ainda uma exigência de obtenção de uma renda anual para se ter direito ao voto. A Constituição de 1824 não condicionou o direito de voto à alfabetização, mas entre 1824 e 1842, a legislação exigia que a cédula fosse assinada, o que limitou na prática o voto dos analfabetos.
18. Um novo sistema eleitoral foi introduzido no país em 1855. As províncias foram divididas em distritos eleitorais, chamados na época de “círculos”, cada um elegendo um deputado. O sistema eleitoral utilizado era o de maioria absoluta. A ideia dos defensores desse sistema é que ele permitiria que as minorias, pelo menos as com votação concentrada em determinadas regiões, obtivessem representação no Parlamento.
24. As permanentes alterações dos sistemas eleitorais, entre 1855 e 1875, foram introduzidas três mudanças, não atingiram os resultados esperados, sobretudo o de fazer com que as minorias estivessem representadas no Legislativo. Aos poucos, o voto direto passou a ser visto como única forma de estabelecer a verdade das urnas. No dizer do escritor e então deputado José de Alencar: “Temos experimentado os círculos, os triângulos, diversas formas de manipulação, falta a eleição direta; é o travesseiro para o enfermo que não tem repouso.” E em 1881, a Lei Saraiva aboliu o voto indireto e senadores, deputados gerais e provinciais passaram a ser eleitos diretamente pelos eleitores.
32. Dados do TSE - Tribunal Superior Eleitoral divulgados em um relatório elaborado pelo Ministério das Mulheres mostram que mulheres brancas foram maioria entre as eleitas no pleito de 2024. Segundo o levantamento, candidatas negras, considerando-se pretas e pardas, foram 40% entre o total de mulheres que conseguiram se eleger para os cargos de vereadora ou prefeita, contra 59% de brancas.
40. Em 2020, decisão do STF - Supremo Tribunal Federal obrigou os partidos a dividir seu bilionário fundo eleitoral e seu tempo de propaganda de maneira proporcional ao número de candidatos negros e brancos, mas a determinação foi descumprida generalizadamente pelos partidos, que se articularam para aprovar a chamada PEC da Anistia em agosto de 2024, em um plenário esvaziado. O texto que acabou sendo votado reduziu as cotas financeiras para negros para 30%, percentual já válido nas eleições deste ano.

O somatório das alternativas verdadeiras é:
A Independência do Brasil foi um processo histórico de separação entre o Reino do Brasil e Portugal. Um fato importante aconteceu no dia 9 janeiro de 1822. Data em que D. Pedro I decidiu permanecer no Brasil. Decisão essa que foi tomada durante uma audiência do Senado com a célebre frase: “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico!”. Esse dia ficou conhecido na história como?
O Ato Adicional de 1834 promoveu uma série de reformas na Constituição de 1824. Reformas essas que, longe de radicalizar a política brasileira, buscava mudanças dentro da ordem, sem modificar o status quo, atendendo demandas específicas.
Quais das medidas abaixo não fizeram parte desse processo?
mostrar texto associado

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo à Primeira República, também denominada República Velha.


Durante a Primeira República, o incontrastável domínio das oligarquias assentava-se, entre outros aspectos, em práticas sociais e políticas excludentes, no coronelismo e no analfabetismo que atingia a maioria absoluta da população brasileira.

mostrar texto associado

Tendo as informações precedentes como referência inicial e considerando os processos históricos de colonização, da Independência e das décadas iniciais do regime imperial brasileiro, julgue o item que se segue.


O Primeiro Reinado (1822-1831) foi marcado por desavenças políticas entre D. Pedro I e setores da sociedade brasileira, o que se confirmou pela dissolução da Assembleia Constituinte e outorga da Constituição de 1824, fatos que alimentaram a crescente oposição às atitudes do imperador, consideradas absolutistas.