Questões de Concurso
Filtrar
147 Questões de concurso encontradas
Página 21 de 30
Questões por página:
Questões por página:
A abolição da escravidão em 1888, legitimada pela legislação imperial, deveu-se a diversos fatores conjunturais econômicos e políticos: pressão inglesa pela abolição do tráfico internacional, altos preços no tráfico interprovincial, pressão de grupos políticos pró- abolicionistas oriundos das elites urbanas, introdução de mão de obra livre nas lavouras cafeicultoras do Oeste Paulista a partir de 1860. Para além desses fatores, é possível também assinalar:
O Período Regencial, de 1831 a 1840, foi marcado pela ocorrência de diversas insurreições populares vindas à tona no contexto da crise política do final do primeiro reinado. A emergência de revoltas populares provinciais durante as regências pode ser explicada pela (o):
Entre os mais importantes grupos políticos que participaram da disputa entre a defesa e a oposição da emancipação política do Brasil em relação a Portugal, não foi/foram sustentada (s):
Num sentido amplo, define-se a Cabanagem como:
Em 1854 um jornal paraense publicava o anúncio de fuga de um escravo. Leia o trecho abaixo deste anúncio e responda à questão proposta.
“Do engenho de S. Marçal no Rio Arari, na ilha do Marajó, da propriedade de Tomás Tavares Bastos, lhe fugiram três de seus escravos, sendo preto Francisco de nação caçanje.”
(Jornal Treze de Maio 17/04/1854, citado por SALLES, Vicente. Vocabulário crioulo. Contribuição do negro ao falar regional Amazônico. Belém: IAP,2003, p.96.)
Sobre a escravidão vivenciada por escravos como o preto Francisco e suas formas de resistência na Amazônia do século XIX, é correto afirmar que esses escravos